Em um cenário cada vez mais competitivo como o do mercado imobiliário, a experiência do usuário se tornou um diferencial a mais para quem deseja se destacar com seus sites. Mas afinal, o que é um UX Design?
O UX Design foca em criar interações digitais intuitivas e agradáveis, garantindo que os usuários encontrem e interajam com as informações de maneira eficiente e satisfatória.
Em um contexto imobiliário, uma boa experiência do usuário, pode transformar a jornada do cliente, desde a pesquisa inicial até a fidelização de transação, resultando em uma maior satisfação do consumidor.
Sendo assim, neste artigo vamos explorar um pouco mais sobre esse tema e como essa prática trará mudanças significativas para o site da sua imobiliária. Continue sua leitura e confira na íntegra!
O que é UX Design e quais os seus benefícios?
Como falamos na introdução deste artigo, a UX Design se preocupa com os pontos de contato entre o usuário e a empresa. Isso pode acontecer através de aplicativos, sites, chats, serviços ou produtos. Tudo é elaborado para oferecer a melhor experiência possível.
A usabilidade de um produto ou serviço é medida durante todo o processo de compra. Dessa forma, ao contar com um UX do site bem feito e constantemente monitorado, é possível potencializar seus resultados, garantindo um aumento significativo dos leads e, consequentemente, dos fechamentos de contratos.
Além disso, essa prática pode contribuir com outros benefícios, como por exemplo:
- Aumento da fidelização de clientes;
- Criação de valor nos produtos e serviços oferecidos;
- Crescimento do valor da marca;
- Fornecimento de dados para melhor entendimento do perfil do cliente.
UX Design aplicado no mercado imobiliário: qual a sua importância?
Assim como em qualquer outro modelo de negócio, um gestor deseja que seus clientes tenham ótimas experiências e impressões do produto ou serviço que está sendo oferecido.
Quando o cliente acessa o site de uma imobiliária em busca de um imóvel específico, o UX Design proporciona uma experiência de navegação otimizada, permitindo que o visitante encontre rapidamente o imóvel desejado de forma fácil e prática.
Sendo assim, partimos do pressuposto de que os pontos de contato não devem ser apenas bonitos, com cores, imagens e fontes agradáveis, mas deve também ser útil, fácil de acessar e funcional.
Para que você entenda melhor a importância de um UX Design no mercado imobiliário, vamos te mostrar 3 erros que são cometidos com frequência nesse ramo. Confira!
Muitas opções de filtros de busca
Ter muitas opções de filtros de um site, nem sempre é uma boa opção quando o assunto é a experiência do usuário na plataforma digital. Em primeiro lugar, pode levar à sobrecarga de informação, confundindo os usuários e dificultando a compreensão.
Além disso, a navegação pode se tornar mais complexa e demorada, frustrando aqueles que desejam encontrar seu objetivo mais rapidamente. Sem contar na sobrecarga gerada para o sistema, tornando o site mais lento.
Por isso, escolha poucas opções de filtro, assim você melhora a sua UX e deixa o seu cliente mais satisfeito.
Tempos de carregamento longos do site
Quanto mais tempo um site leva para carregar, menos tempo o usuário fica com ele aberto.
Os clientes simplesmente não têm tempo nem paciência para esperar o carregamento do seu site, ainda mais se tiver outras opções disponíveis.
Dessa forma, a melhor maneira de inverter essa situação, é prezando por imagens e vídeos com um tamanho reduzido.
Falta de preocupação com o mobile
Muitas pesquisas de imóveis ocorrem em grande parte on-line através do desktop, no entanto, smartphones e tablets ainda representam um percentual significativo de acessos em um site de imóveis.
Sendo assim, isso significa que ter um site responsivo – otimizado para vários tamanhos de tela – é essencial para causar uma boa primeira impressão.
Como ter um site imobiliário com uma ótima experiência do usuário?
Garantir uma ótima experiência do usuário no site da sua imobiliária é essencial, e a melhor forma de conseguir isso é contar com profissionais especializados na criação de sites imobiliários. O sistema Univen oferece essa expertise, além de diversas vantagens.
Com esse sistema, você pode escolher entre mais de 10 modelos de sites, todos integrados à Inteligência Artificial, permitindo criar descrições detalhadas e personalizadas para seus anúncios de imóveis. Isso traz economia de tempo e esforço, além de consistência e padronização das informações.
Projetados para dispositivos móveis, os nossos sites garantem rapidez e um comportamento de aplicativo, com buscas de imóveis sem a necessidade de carregar todas as páginas. Com SEO aprimorado e automação da agenda de visitas, sua imobiliária estará preparada para a transformação digital.
Além disso, o Univen também permite destacar imóveis no mapa, oferecer o site em até 5 idiomas com tecnologia de tradução Google, e integrar com o Waze para facilitar o acesso dos clientes aos imóveis. Com essas funcionalidades, sua imobiliária oferecerá uma experiência de usuário superior e maximizará seus resultados no mercado digital.
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