Corretor de imóveis: você começou o ano feliz no trabalho?

Aproveitei os últimos dias de 2023 e li uma obra incrível de Amy Wrzesniewski, que aborda o tema do bem-estar no trabalho e como isso pode ser melhorado.

Combinando uma mudança na mentalidade profissional com mudanças na forma como pensamos sobre os seus próprios pontos fortes e fracos.

 

A autora reforça muito a ideia do “job crafting”, a elaboração do trabalho, no qual conclui-se que com essa prática é possível alterar intencionalmente nosso papel profissional, podendo aumentar o bem-estar psicológico, o envolvimento e o desempenho no trabalho.

 

Em outras palavras, imagine o que poderá acontecer quando as pessoas que estão dispostas a modificar crenças fixas sobre o seu trabalho convidam as suas atitudes sobre si mesmas para o passeio?

 

É fácil de entender: o eterno movimento de se reinventar e mudar nossas crenças fixas proporciona o desenvolvimento de novos hábitos e a visão de outras crenças.

 

Para explicar porquê, ela oferece uma metáfora: imagine dois postes plantados no chão, ligados por uma bandeira. Um polo representa ideias sobre si mesmo (especialmente as habilidades, pontos fortes e habilidades autopercebidas); o outro, ideias sobre o trabalho (e suas rotinas, tarefas e relacionamentos-chave). Se pudermos mover apenas um polo, as possibilidades de novos terrenos serão limitadas. Mas uma vez que movamos ambos, os postes poderão ser replantados com muito mais liberdade.

 

Se o que o job crafting  (elaboração do trabalho) faz é levantar o poste de trabalho do chão e permitir que você o mova, então mover o poste próprio pode produzir a possibilidade de mudanças maiores ou mudanças de novas dinâmicas no trabalho.

 

Os resultados das pesquisas da autora revelaram que pessoas que aprenderam a alterar as suas mentalidades relacionadas ao trabalho e consigo próprios, construíram mudanças maiores nos seus planos de trabalho – e por consequência experimentaram aumentos de felicidade a longo prazo, ao contrário de outros que se concentraram isoladamente em qualquer uma das mentalidades.

 

Quer dizer, para alcançar ganhos sustentáveis, pode ser importante que as pessoas acreditem que podem mudar os seus ambientes, bem como a si próprios. Não é incrível?

 

Há vários estudos e experimentos para medir a felicidade no trabalho. Mas todos são unânimes na autorresponsabilidade de cada um em relação aos seus caminhos, escolhas e renúncias.

A pergunta que fica é: 2024 já começou e é inevitável uma reflexão profunda sobre o que nos move, qual é a nossa missão e quais caminhos trilhar para chegar nisso. O que você tem feito para realmente se conectar ao seu propósito pessoal e profissional.

 

Aqui na Union as inovações não param, vislumbramos e desenhamos a cada dia um mercado imobiliário promissor, aproximando de forma veloz quem procura a quem anuncia. Dessa forma trabalhamos ao seu lado, para que o seu propósito profissional seja alcançado plenamente. Estamos juntos.

 

Por Maria Luiza Wolk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.