“O conceito de estratégia, em grego, strateegia, em latim, strategi, em francês, stratégie… Os senhores estão anotando?…” (Capitão Nascimento)
Estratégia nada mais é que um conjunto integrado e alinhado de compromissos e ações definido para obter mais vantagens competitivas e bons retornos.
Quando definimos estratégias de negócios, com foco em ações de competitividade, devemos saber exatamente o que fazer e, principalmente, o que não fazer!
Com um mercado numa era de hiperconcorrência, globalização de acessos a serviços e produtos e novas tecnologias que estreitam as relações; é impensável empreender e gerir sem estratégias!
Sobre o impacto da tecnologia, basta analisar um pouco a sua evolução e acesso: o telefone levou 35 anos para entrar em 25% de todos os lares nos EUA. A TV demorou 26 anos; o rádio, 22 anos, os PCs, 16 anos e a internet, 7 anos!
Estratégia nada tem a ver com metas, objetivos ou visão da empresa. A estratégia é COMO você vai alcançar tudo o que deseja. Uma fórmula secreta e customizada de cada negócio, com ingredientes, atividades e processos bem planejados para que essa organização se destaque e sobreviva no mercado.
E cada uma dessas ações parte de um fundamento, de um pressuposto, que precisa ser claro e facilmente identificado. Por exemplo: você pode pensar que sua imobiliária deve ser a melhor do mercado, enquanto ela precisa ser notada pelo público como a única a entregar certo valor ao cliente. Isso tem a ver com confiança e reputação que se adquire ao longo do tempo.
Defina o COMO corretamente, isso já será um grande avanço.
Trace seu plano de ação e as atividades concretas que você fará com constância e monitoramento para atingir a excelência e os resultados desejados. São as boas práticas, quer dizer, estratégias bem aplicadas que te levarão à vantagem competitiva que te destacará ante a concorrência.
Seja menor custo de serviços, tecnologia de ponta, gestão mais enxuta ou outros detalhes da operação, ou ainda tudo isso somado nas suas estratégias; o cenário pode ser o mesmo par diversos competidores, mas a sua empresa pode sair na frente, se antecipar ao mercado e sobreviver em tempos de crise.
É a sequência que sempre exploramos aqui: planeje, aplique, avalie, aprimore e avance.
Os resultados, certamente, serão positivos!
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