union-softwares-unionsoftwares-blog-univen-union-imobiliaria-software-tendencias-tecnologiaimobiliaria macroeconomia instrumentos conhecer para analisar a conjuntura macroeconômica brasileira

Que instrumentos conhecer para analisar a conjuntura macroeconômica brasileira?

Vamos conversar hoje sobre algumas expectativas econômicas e como isso impacta no mercado imobiliário e na construção civil.

Sabemos que as famílias brasileiras e empresas tomam suas decisões sobre compras e investimentos com base no panorama econômico e em expectativas sobre como esse cenário se desenha. Por quais índices será renovado o aluguel? Quanto subirá a escola das crianças? Quais serão os custos com supermercado? Como posso planejar a compra de um imóvel? O cenário é de crescimento ou de retração? São questionamentos que fazem parte do nosso planejamento.

Para tantas dúvidas, buscamos conhecimento sobre o que os agentes de mercado esperam da economia. Estamos de olho no que bancos, consultorias, empresas e corretoras, que possuem área ligadas à pesquisa, produzem a respeito da nossa macroeconomia e a isso denominamos expectativas de mercado.

Tais expectativas é que são o ponto de partida para a toda a sociedade planejar seus gastos ou poupança, tanto o cidadão comum quanto empresas. Investimentos, crescimento, definição de preços e movimentação econômica partem desses dados.

Assim o Banco Central é o grande difusor de projeções e informações sobre política monetária. A publicação semanal do Relatório Focus é um importante documento das estatísticas dos principais índices econômicos de informações de 30 dias interiores para se projetar o futuro.

A partir desses índices empresas e consumidores planejam seus investimentos de curto, médio e longo prazos, tendo em vista o cenário de crescimento econômico, expectativa de manutenção do emprego e dinheiro que circula na economia.

Portanto quais são os documentos divulgados pelo banco Central e norteiam diretamente ou indiretamente o planejamento do pequeno agricultor, do grande empresário, do megainvestidor, da dona de casa ou do padeiro da esquina?

  • Relatório de Mercado Focus: resumo das estatísticas calculadas considerando dados coletados os últimos 30 dias corridos até a data de referência.
  • Relatório de Distribuições de Frequência Focus: com publicação em toda a primeira segunda-feira do mês, mostra a evolução das distribuições de frequência das medianas das expectativas de mercado para o IPCA do ano corrente e dos próximos anos para a taxa Selic, PIB e taxa de câmbio para o ano corrente e próximo ano, além do último dia útil dos últimos três meses.
  • Focus – Top 5: classifica mensal e anual das instituições da Pesquisa Focus com as melhores projeções de acordo com a metodologia aplicada.

Um dos grandes desafios da economia é manter a inflação sob controle e na meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, uma vez que essa estabilidade preserva o valor do dinheiro e garante o poder de compra.

Para o Banco Central o principal instrumento dessa política monetária é a taxa Selic, definida pelo Copom. É ela quem afeta outras taxas de juros da economia que influenciam o comportamento da inflação.

Controlar a inflação baixa e sua estabilidade é a melhor contribuição que a política monetária pode fazer para o crescimento econômico do país e para as melhores condições de vida da população.

Preços estáveis são um bom motor para empresas realizarem seus investimentos e planejamento de crescimento e aumento de produtividade e para as famílias projetarem seus gastos e concretizarem alguns sonhos. Da mesma forma, imprevisibilidade econômica e inflação alta prejudicam o crescimento econômico.

Bora fazer um teste grátis por 7 dias e fechar conosco um plano perfeito para o seu negócio?

_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *