Qual é a narrativa sobre o seu negócio?
Contar histórias, isso encanta, impulsiona e conecta o seu público. Nós nos identificamos com sagas e narrativas de superação e sucesso. O heroísmo está em cada um de nós que passamos por diversas adversidades e ainda assim nos mantemos firmes no nosso propósito de aprender e nos desenvolver.
Com os negócios, o sintoma não é diferente; mas na forma de como contar é que está o “pulo do gato”. Sabe aquela pessoa “amostrada”, que só fala de si e suas conquistas? Então, não parece pedante e presunçosa? Portanto a linha que separa o agradável do inconveniente é muito delicada e merece observação profunda para que não entremos numa armadilha na construção da narrativa da nossa marca.
Contar histórias sobre sua marca e serviço vai ser natural, agradável e sem parecer indelicado com estes 5 passos:
- Consciência da própria dor – sim, é seu dever identificar e despertar o seu cliente para uma possível dor que ele tenha. Quando ele se conscientiza dos problemas referentes ao “morar” que ele possui, há duas saídas: movimentar-se para a solução ou a inércia.
- Querer mudar – buscar soluções e deixar de lado aquilo que trava a vida é fundamental para se movimentar para a mudança. Ninguém vende para quem não quer.
- Diferenciação – como o cliente percebe o seu valor? O que você oferece de assessoria e cuidado que se destaca da concorrência? Faça com que o seu público tenha uma percepção sólida do seu valor.
- Decisão – ajude o cliente em sua jornada de compra. Isso faz a diferença! Explore com ele as diversas soluções possíveis e dê segurança para que ele tome a melhor decisão. Acompanhe-o, a venda será consequência da sua ajuda.
- Indicação – quando o seu cliente conquista a vitória e é impactado com um atendimento de excelência; seu impulso é propagar e indicar para amigos e familiares.
A política de indicação é fortemente trabalhada em qualquer negócio, pois a confiança e segurança são pilares efetivos para a venda.
Pois bem, se você pensou que aqui encontraria uma lista de blábláblá, se enganou. Contar histórias se concentra muito mais na ação que se constrói do que nas palavras que se propagam.
Faça a sua lição de casa, seja ágil no atendimento, surpreenda pela assertividade e competência. Essa sim é a história que encanta, arrasta e fica! Precisou de toda a infraestrutura da Union para promover a revolução tecnológica, estamos ao seu lado!