5 assuntos que você deve abolir no quebra-gelo com clientes

Vai ter uma reunião com cliente e não sabe por onde começar e quer investir em um quebra-gelo?

Ótimo, essa é uma boa estratégia para desenvolver confiança e interagir melhor com ele. Mas cuidado, alguns assuntos podem ser uma pólvora e transformar o seu encontro em um profundo desastre.

A primeira reunião deve causar uma boa impressão, afinal, “a primeira impressão é a que fica”. Assim, saber abordar a pessoa com assuntos variados é uma boa opção para iniciar o relacionamento e construir a confiança que você deseja.

O segredo é agir com naturalidade e confiança em si mesmo. Por isso mesmo alguns assuntos devem estar de fora das suas conversas com clientes, e não somente no primeiro encontro! Saiba em que terreno está pisando para não cair em tremendas ciladas.

Relacionei aqui cinco assuntos que você precisa passar longe para evitar qualquer tipo de constrangimento. Cada pessoa tem a sua história, sua cultura e convicções. O que pode ser levado em brincadeira por uma pessoa, pode ser tomado como ofensa para outra. Portanto, sinal vermelho para estes assuntos:

Portanto sinal vermelho quando os assuntos forem estes:

  1. Política – perigo à vista ainda mais nos tempos em que vivemos. Pandemia, polarização política, descrença em nossos líderes. Se você quiser evitar aborrecimentos, fuja desse assunto. 
  2. Futebol – Igualmente no mesmo peso do anterior, futebol cria discussões inflamadas, nunca sabemos o nível de fanatismo e paixão por um time no primeiro encontro, portanto tema com cartão mais que vermelho! E também pra completar esse trio vem a religião, que sempre gera “saias justas”.
  3. Doenças – olha, parece que tem uma época que as pessoas adoram competir com assuntos macabros, como doenças. Tem sempre alguém que adora falar das coleções de doenças que adquiriu no último ano, os sintomas, os medicamentos, etc. Aff, péssimo assunto para um quebra-gelo.
  4. Sexualidade – tema igualmente delicado e de cunho pessoal e íntimo. Jamais deve dever escolhido em uma reunião profissional.
  5. Aborto, pena de morte e redução da idade penal – “pelo amor de Deus”, você quer vender imóveis e não ir direto para a forca. Temas com calorosas discussões e argumentações fortes de ambos os lados devem ser evitados.

Quebrar o gelo deve ser mais fácil e natural que parece. Comece por elogios, estilo de roupa, corte de cabelo, marca do relógio, se está satisfeito com o modelo do carro, pois você estava estudando comprar um igual. Enfim, encontre algum ponto de contato com a pessoa. Assuntos amenos e agir com naturalidade é a melhor saída.

Boas reuniões e ótimos negócios para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *