A comissão do corretor, sem dúvidas, é um tema recorrente e de grande importância no mercado imobiliário, mas ainda gera muitas dúvidas não só para os profissionais da área, mas também para os clientes. Questões como as bases legais para a cobrança, quem deve pagar e como definir o valor justo são frequentemente levantadas.
Para esclarecer essas e outras questões, preparamos este conteúdo completo, repleto de informações essenciais sobre a comissão de corretagem.
Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber!
O que é a comissão do corretor?
No setor imobiliário, grande parte dos profissionais atuam de forma independente. Ainda que atuem dentro de uma imobiliária, em parte dos casos não recebem um salário fixo para exercer a prática.
Sendo assim, sua fonte de renda se torna a comissão, proveniente das vendas, locações ou até mesmo administração de alguns imóveis.
Tipos de corretagem
Para entender melhor como funciona a comissão de um corretor, é muito importante entender que existem dois tipos de corretagem:
- Fixa: quando se determina um valor fixo para a taxa, independente do montante envolvido na negociação.
- Variável: se negocia um valor percentual do total do processo de compra e venda.
Como funciona o pagamento da comissão do corretor?
Uma dúvida muito comum é sobre a forma de fazer essa cobrança para que nenhuma das partes saia prejudicada.
Nos tópicos abaixo, vamos mostrar algumas questões comuns e as soluções para cada uma delas!
Quem paga por ela?
Em um processo de compra e venda, o vendedor do imóvel é quem procura pelo corretor. Sendo assim, é dele a responsabilidade de pagar pela comissão.
Porém, existe uma exceção: se o contrato deixar claro e explícito que o comprador arcará com a comissão. Nesse caso, o documento deve informar o valor exato do imóvel e o valor da comissão, transferindo a responsabilidade de pagamento para o comprador.
Como definir o valor?
Uma outra dúvida frequente, é a definição do valor a ser cobrado. Pois, existem vários cálculos envolvidos e a forma mais segura de fazê-lo é por meio da definição pra CRECI de cada estado.
A média praticada no mercado pode variar de 6% do valor do imóvel para corretores autônomos e 4% quando contratados por alguma empresa. Além disso, pode haver bonificações quando o corretor que faz a venda também é responsável pela captação de imóvel.
Quando o corretor tem ou não direto da comissão?
De modo geral, o corretor de imóveis recebe a sua comissão quando faz a intermediação na venda de um imóvel e a mesma traz resultados.
3 dicas para se prevenir de práticas indevidas no processo da comissão do corretor!
Para evitar problemas com proprietários que tentam pagar menos do que o acordado ou com compradores que buscam evitar o pagamento da comissão, deve-se adotar medidas preventivas.
Com isso em mente, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a se proteger dessas situações.
Em primeiro lugar, não deixe de documentar toda a negociação, seja por e-mail ou até mesmo conversas de WhatsApp. Tire prints de tudo combinado e conserve bem os documentos para o caso de haver problemas no futuro com o combinado.
Além disso, é muito importante se manter atento a quem custeará o imóvel, pois, em muitos casos, quem visita o apartamento não é quem vai custear a transação. Muitas vezes, familiares adquirem imóveis para outros parentes e isso pode ameaçar o pagamento da comissão do corretor de imóveis. Para garantir que sua mediação seja comprovada, uma estratégia eficaz é enviar um e-mail ao proprietário, que será responsável pelo pagamento da comissão, informando sobre essa possibilidade.