Você já imaginou uma vida onde é possível reduzir o tempo de fechamento de um contrato? Pode até parecer um sonho, mas com a assinatura digital em contratos imobiliários, isso já é possível. E podemos te dizer que está transformando o ramo!
Muitas imobiliárias já estão usando essa prática, agilizando processos, reduzindo burocracias e oferecendo uma experiência mais simples e rápida para os seus clientes. Mas, preciso te adiantar que se você ainda não implementou essa solução, é hora de repensar. Afinal, você não tem tempo para ficar para trás!
Para te ajudar com isso, neste artigo vamos mostrar como a assinatura digital está facilitando o dia a dia dos corretores.
Então, para ter todas as informações, continue a leitura e descubra como essa tecnologia pode transformar sua rotina e impulsionar os seus resultados!
O que é assinatura digital em contratos imobiliários?
Antes de te explicarmos como essa prática está mudando o mercado, você precisa entender melhor sobre ela.
A assinatura digital é uma forma de autenticação de aceites em contratos e documentos. Essa autenticação se dá através da verificação e de informações digitais. Sendo assim, serão essas informações que irão indicar que a assinatura e o contrato são confiáveis e válidos.
Alguns dos dados coletados que dão essa confiabilidade são os registros de data e hora, registros de IP e geolocalização, tokens e chaves de segurança e as informações pessoais como e-mail, data de nascimento e CPF.
Ela é segura?
Você pode estar se perguntando: será que esse modelo de assinatura possui alguma garantia legal para contratos de venda e locação assinados digitalmente? Será que é realmente seguro?
A resposta é sim! A assinatura digital é respaldada pela Medida Provisória 2.200-2/2001, que garante sua validade jurídica nos mesmos moldes de uma assinatura manuscrita. Além disso, diversas decisões judiciais reforçam a legitimidade desse tipo de assinatura em documentos e contratos.
Outro ponto é a Lei nº 8.245/1991 (Lei do Inquilinato), que permite o aceite de contratos de locação por meio escrito, verbal ou eletrônico, ampliando a flexibilidade para o uso das assinaturas digitais.
E por fim, o Código de Processo Civil (artigo 411) também reconhece a autoria de documentos assinados eletronicamente.
Assinatura digital x Assinatura eletrônica
Muitas pessoas ainda não sabem, mas ambas as assinaturas têm seu valor jurídico, mas ainda assim existem algumas diferenças entre elas no método de autenticação:
Assinatura digital: exige um Certificado Digital Público, emitido por um órgão ou empresa homologada pelo governo. Esse certificado tem prazo de validade e é obtido a pagamento. É usado em documentos governamentais e financeiros devido ao seu alto nível de segurança.
Assinatura eletrônica: não precisa ser emitida pelo governo, a identidade do usuário é validada por meio de métodos como token, código de segurança, login e senha, ou reconhecimento facial. É muito usada em contratos privados, como os de aluguel de imóveis, por exemplo.
Como a assinatura digital pode acelerar seus contratos?
Como podemos ver até aqui, a assinatura digital já tem revolucionado o mercado imobiliário, tornando o processo de fechamento de contratos mais rápido, seguro e eficiente. Com a possibilidade de assinar documentos de forma eletrônica, sem a necessidade de deslocamento ou muitos papeis.
A seguir, veja como a assinatura digital pode acelerar seus contratos e simplificar sua rotina:
Finalmente o fim da papelada
Dizer adeus aos documentos físicos nunca foi tão fácil! A assinatura digital elimina a necessidade de impressão e armazenamento de papéis, tornando o processo mais rápido e também mais sustentável.
Processo de assinatura cada vez mais rápido
Com a assinatura digital, os contratos podem ser assinados em minutos, de qualquer lugar e a qualquer hora. Facilitando ainda mais a vida dos corretores e gestores de imobiliárias.
Menos erros causados pela forma manual
A validação eletrônica reduz a chance de erros humanos comuns na forma manual, como por exemplo: campos não preenchidos ou assinaturas faltantes, garantindo que o contrato esteja completo e juridicamente válido.
Acompanhamento em tempo real
Com esse modelo de assinatura, você pode monitorar o status do contrato em tempo real, recebendo notificações sobre pendências e facilitando o controle de prazos, tudo de forma organizada e automática.
Agilize sua assinatura digital em contratos imobiliários com o Univen e a nossa parceira D4Sign!
Como você leu ao longo deste artigo, a assinatura digital veio para simplificar e agilizar o processo de fechamento de contratos no mercado imobiliário, oferecendo mais segurança e praticidade.
Por isso, você precisa conhecer o nosso CRM Univen! Com ele você pode assinar documentos e contratos eletronicamente de forma rápida e segura, sem burocracia e com total confiabilidade.
Graças à nossa parceria com a D4Sign, a maior plataforma de assinatura eletrônica do Brasil, o Univen oferece integração completa com os dados do governo federal, garantindo autenticidade e segurança em cada assinatura. E configurar é muito simples! Basta criar uma conta na plataforma e inserir os dados de integração nos Dados da Empresa no Univen.
Que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso CRM e como a nossa parceira de assinatura digital em contratos imobiliários pode te ajudar a facilitar ainda mais a sua rotina?
