Você contrata por habilidade ou atitude na sua imobiliária?

Por Maria Luiza Wolk

As empresas, na maioria das vezes, cometem o erro de contratar funcionários com base principalmente em suas habilidades, e não em suas atitudes. Que perguntas você pode fazer para determinar se um candidato a emprego está alinhado com a missão e a cultura da sua empresa? 

É sobre isso que vamos papear hoje!

 

Já ouviu falar que o melhor conselho é contratar por atitude e treinar por habilidades? Tem uma citação que gosto muito que é a de Richard Fairbank, CEO da Capital One, que disse: “Na maioria das empresas, as pessoas gastam 2% do seu tempo recrutando e 75% gerenciando seus erros de recrutamento”. Veja bem, esse caminho é inverso àquele mais viável, empresas que contratam por competências, tentam fazer o quase impossível: treinar colaboradores para desenvolverem atitudes autônomas.

 

Vamos lembrar que as competências são formadas pela união de comportamentos, conhecimentos prévios e a capacidade de gerar juízo de valor sobre algo.

 

Agora como identificar a chamada sigla C.H.A, conhecimentos, habilidades e atitudes em um profissional? Se o seu modelo de gestão está centrado nessa abordagem, perceba que o conhecimento mais profundo sobre as pessoas e seus comportamentos, você será capaz de mapear uma análise mais certeira sobre os candidatos e seus potenciais de entrega para a operação.

 

Agora o X da questão é: “Como contratar um candidato por atitude?” Uma das sugestões seria como determinar a identificação de um candidato a emprego com a missão e os valores da organização.

 

Muitas pesquisas da área de seleção e recrutamento revelam que colaboradores da nova geração são atraídos por um espírito de compartilhamento de conhecimento e treinamento cruzado – em que todos ensinam e aprendem o que sabem. A cultura de expandir o conhecimento agrega e encoraja os membros de uma equipe. As pessoas mencionam que se sentem mais valorizadas e com senso de pertencimento quando aprendem e ensinam.

 

Isso é tão presente nas organizações que estudos são valiosos nesse sentido e vale citar o um documento do programa de MBA, de Harvard Business School , de alguns anos atrás: “Todos Aprendemos — Todos Ensinamos — Para a Vida”. O que você tem aprendido? O que você quer aprender neste trabalho? O que você acha que pode ensinar aos outros neste trabalho?

 

Sem dúvidas, cada organização é diferente. As práticas de contratação devem ser personalizadas de acordo com o objetivo. O ensino e a aprendizagem têm que fazer parte da cultura de uma organização para que tenham alguma importância real.

 

Já pensou quais são os pilares que você utiliza para as contratações, visando o crescimento da sua imobiliária? Comente aqui com a gente.

2 thoughts to “Você contrata por habilidade ou atitude na sua imobiliária?”

  1. Hoje em dia uma grande parte das empresas antes de contratar analisam as redes socias do candidato, principalmente o LinkDin.
    Experiencia é um item primordial para contratação, mas vem acompanhada de outros requisitos tão importante quanto.
    Nosso mercado infelizmente esta meio que prostituído, isso por corretores e também por Imobiliárias que prometem o impossível, não treina e espera resultados.

    #robertomarchesoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.