O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: CONCEITO E QUANDO COMEÇAR

Falar que a tecnologia está reconfigurando o mundo já não é novidade, e hoje a maioria das empresas e empreendedores tentam descobrir como utilizar essas mudanças a seu favor.

Para estar um passo à frente no jogo, você precisa saber o que é Transformação Digital, e como aplicá-la em sua organização.

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

Big data, criptomoedas e cloud computing são apenas alguns dos muitos recursos trazidos pela evolução constante das tecnologias digitais, e não há como falar sobre o que é Transformação Digital sem pensar nelas.

Mais do que ter um site ou redes sociais bem organizadas – o que podemos chamar de Presença Digital – a Transformação Digital busca reorganizar a empresa como um todo.

A Transformação Digital vai além, e não é apenas uma prática de marketing ou de vendas, mas uma tarefa para a gestão. A ideia é usar a tecnologia, e seus mais diversos recursos, para resolver problemas de desempenho, eficiência, produtividade, e muitos outros.

Um exemplo simples é a adoção de escritórios virtuais, prática na qual a empresa utiliza ferramentas de comunicação e administração para manter colaboradores em sistema de home office ou freelancer, cortando custos com escritórios, vale-transporte, computadores, eletricidade, etc.

Leia também: O que é Ecossistema de Inovação – conceito e como começar.

IMPACTOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE

Para conceituar o que é Transformação Digital e qual a sua importância para uma empresa que deseja prosperar no ambiente moderno, basta ver os impactos que essa mudança trouxe para a sociedade como um todo.

Em primeiro lugar, os mercados estão cada vez mais competitivos, cheios de consumidores com exigências altas e facilmente distraídos.

Não é exagero dizer que qualquer pessoa com um celular é capaz de abrir o próprio negócio e chamar a atenção do público. Hoje, você pode estar competindo com multinacionais bem estruturadas e adolescentes na casa dos pais.

Além disso, a automatização já é natural para muitas pessoas, sobretudo na Geração Z, que “nasceu” com a tecnologia digital em mãos.

Se um consumidor pode obter o que deseja em três cliques, porque ele iria fazer uma ligação ou se deslocar até a sua loja?

Cabe destacar que grande parte da Geração Z já não é mais o futuro. Muitos estão no mercado de trabalho, e não gastam apenas a mesada em jogos e entretenimentos, mas o seu próprio lucro ou salário em casas, veículos, eletrônicos e outros produtos “tradicionais”.

Adequar-se aos hábitos desse grupo, que não se questiona sobre o que é Transformação Digital, pois a tem como língua nativa, é adequar-se às tendências cada vez mais reais do mercado consumidor.

PRESENÇA DIGITAL E NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO

A presença costuma ser o primeiro passo da Transformação Digital, e vale a pena pensar nela com cuidado.

Segundo a consultoria SiriusDecisions, 67% da jornada do consumidor é feita online. Até mesmo quando ele visita uma loja física, é provável que já tenha passado horas em contato com informações e histórias sobre o seu negócio.

Mesmo sem saber o que é Transformação Digital, as pessoas foram afetadas por esse movimento: influencers, avaliações e comentários de amigos tem maior poder de convencimento do que a publicidade tradicional.

O consumidor não quer apenas receber informação – ele deseja conversar, e ter Presença Digital é fazer parte dessa conversa.

PORQUE ADOTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Antes mesmo que o cartão de crédito substituísse o dinheiro, ele já começou a ser trocado pelas carteiras virtuais e criptomoedas.

Esse é apenas um, entre os muitos exemplos de como a Transformação Digital acontece cada vez mais rápido, e todos são sinais claros de que você precisa adotá-la o quanto antes, se não quiser integrar a lista dos que foram deixados para trás.

As empresas brasileiras se encontram, hoje, numa posição estratégica.

O país tem o segundo maior Potencial de Transformação Digital, segundo uma pesquisa da Dell Technologies com 4600 líderes de negócios em mais de 40 países, ficando atrás apenas da Índia.

Apesar disso, somente 4% das organizações nacionais estão em posição de liderança nos avanços digitais – quase todas nas áreas de comunicações e finanças – o que deixa os outros mercados inteiramente abertos para quem sair na frente.

Para começar, a Transformação Digital oferece oportunidades únicas de expansão. A Netflix é o exemplo mais conhecido, surgindo como uma distribuidora de DVDs por correio e evoluindo para se tornar a gigante do streaming e superar até mesmo a Disney, em valor de mercado.

A mudança também permite melhorar sua relação com os clientes, como já discutimos no tópico anterior. A Lu do Magalu, uma das primeiras iniciativas na área, possui 4.3 milhões de seguidores no Instagram, recebendo centenas de comentários em suas principais publicações.

Devemos apontar, ainda, a agilidade operacional como um benefício da Transformação. Novas ferramentas de comunicação, gestão, finanças, entre outras, permitem tomar em algumas horas decisões que levariam dias ou semanas percorrendo canais tradicionais.

Soluções como as oferecidas pela AEVO, pensadas desde o início com as melhores práticas digitais em mente, permitem que os departamentos de uma empresa possam funcionar como partes bem conectadas de um todo. As barreiras caem e a informação circula de forma livre e eficiente, impulsionando a cooperação e os resultados que ela traz.

OUTROS BENEFÍCIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Um levantamento realizado pela Coleman Parkes Research em 2016, com 1770 executivos de 21 países, mostrou em detalhes o que a Transformação Digital pode fazer pelas empresas:

Desenvolvimento de novos produtos em 33% menos tempo

Receita em novos negócios 37% superior

Eficiência operacional 38% maior

Aumento da diferenciação competitiva em 69% das empresas

Recrutamento e retenção de talentos 70% mais efetivos

Melhora do relacionamento em 76% das empresas

COMO COMEÇAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

Não basta saber o que é Transformação Digital ou quais os seus benefícios; é preciso agir o quanto antes para implementá-la.

Embora os early adopters possam apontar tecnologias com grande potencial, a Transformação Digital precisa ser estruturada a partir do topo. Mudanças pontuais trarão apenas melhorias pontuais, e não serão capazes de competir com empresas totalmente focadas nesse método.

A ideia por trás do conceito é repensar as operações da organização – no desenvolvimento de produtos, práticas administrativas, relacionamento com os clientes, e diversas outras áreas; obtendo o máximo possível das tecnologias à disposição.

Um bom plano de Transformação Digital deve ter objetivos claros. Implementar novas tecnologias para seguir tendências é um erro; a empresa deve buscar mudanças concretas: maior lucratividade, eficiência produtiva, capacitação dos colaboradores, posicionamento no mercado, etc.

Com uma noção clara sobre o que é Transformação Digital, é possível avaliar maneiras de aplicá-la para transformar os cinco domínios onde ela acontece. Abaixo você encontra perguntas que podem orientar ações eficientes em cada um.

  • CLIENTE

Como facilitar e impulsionar a interação entre o mercado e a empresa? Como facilitar a jornada do consumidor?

  • COMPETIÇÃO

Como outras empresas podem usar a tecnologia para disputar o seu mercado? É possível, por exemplo, que uma fornecedora passe a interagir com seus clientes, e se torne uma competidora?

  • DADOS

Informação é uma das moedas com maior poder na atualidade – não é a toa que Facebook e Google possuem prédios inteiros dedicados a isso. Como captar, analisar e utilizar dados para oferecer produtos e experiências melhores aos seus clientes?

  • INOVAÇÃO

Com as ferramentas atuais, é possível obter feedback quase imediato, testando partes dos seus novos produtos para descobrir, na prática, o que o mercado deseja. Como você pode usar essa oportunidade?

  • VALOR

O que você entrega aos clientes? Qual valor eles recebem ao comprar de você? E como a empresa pode se adaptar para ter valores que evoluem e acompanham os novos desejos do mercado?

  • CONCLUSÃO

Aprender o que é Transformação Digital e aplicar seus conceitos para modificar as ações de uma organização, na prática, é um desafio e uma necessidade para quem deseja ter relevância num mundo conectado.

Você pode dar o primeiro passo adotando uma ferramenta que permite integrar lideranças e colaboradores num ambiente virtual completo para compartilhamento de ideias, gerenciamento de projetos e administração digital eficiente, como o software de inovação AEVO.

Se você não é cliente Union, saiba mais sobre a Transformação Digital do Mercado Imobiliário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *