Saiba como não queimar seu filme nas redes sociais

 

 

 

Bem, como as redes sociais já estão mais que popularizadas e dissociar a pessoa do próprio perfil é quase impossível, a etiqueta nas redes é mais do que necessária para que não fiquemos numa saia justa pessoalmente e profissionalmente.
Pode até ser que estar entre quatro paredes diante do computador cause uma sensação de privacidade, mas já percebemos que tudo o que “rola” nas redes não passa despercebido. A exposição é altamente comprometedora e as consequências ultrapassam a realidade virtual e chega a nossa vida real.

Algumas dicas podem orientar as pessoas a terem mais cuidado ao se relacionarem na vida virtual. Leia e tenha a sua imagem bem afastada de polêmicas:

 

1)   Evite provocações. É simples: bloqueie!
Aquela piadinha de teor preconceituoso ou machista nunca cai bem para alguém que tem um perfil corporativo. Uma crítica a esse comportamento se alastra muito mais do que um elogio ao seu respeito. Aceitar e curtir “zoação” coletiva, mesmo de brincadeirinha, nem pensar!

2)   Fotos sensuais: alerta de dor de cabeça!
Vamos combinar que um corpinho de fazer inveja queira ser mostrado. Sim, na praia, na piscina e na sua intimidade. Como vivemos tempos de paixões avassaladoras e fugazes, após uma separação, a outra pessoa poderá ter um material seu e divulga-lo por vingança na internet. Aí os efeitos emocionais, familiares e profissionais serão inevitáveis. Que os momentos de intimidade fiquem nas lembranças, pois as fotos podem significar grandes ressacas!

3)   Amor virtual: encontro nada às escondidas!
Quando conhecemos alguém pela internet já há bastante tempo e, aos poucos, a proximidade fica grande, temos a sensação de que já somos íntimos também pessoalmente. Porém golpes podem acontecer. Sempre um primeiro encontro deve ser marcado em locais públicos e cercado de pessoas conhecidas! As surpresas, então, serão as mais positivas possíveis.

4)   Configurações de privacidade não existem só para enfeite!
As redes sociais como o Facebook, por exemplo, permite que as informações que você posta sejam vistas apenas pelas pessoas que você conhece. Portanto não ignore essas configurações. O mesmo acontece no Twitter, onde você pode proteger tudo o que posta. Lembre-se: compartilhe sua vida com a sua rede de contatos e não milhares de pessoas anônimas. Perigo na certa!

 

5)   Cordialidade e gentilezas, mesmo na net fazem toda a diferença!
Como já disse, parece que a internet é um espaço em que estamos anônimos e nos sentimos protegidos. Isso é um enorme engano. A web é, na verdade, a projeção da sua vida real para um novo espaço. Cuidar da sua imagem, sobre o que posta, o que comenta, que vocabulário utiliza, o tom e escolha da sua linguagem são indícios para uma avaliação prévia, sem sustentação. Isso se chama preconceito. Se não quiser ser vítima de ser mal interpretado, uma dica bem legal é ser polido, educado e não entrar em polêmicas se não tiver tanto respaldo de conhecimento para o assunto. Amabilidade e simpatia se notam na vida virtual. Frieza e desprezo também!

As palavras e nossas ações estão a todo o momento sobre a vigilância e avaliação sociais. Cabe a você saber que caminhos tomar. Dos seus efeitos ninguém escapará!

 

 

3 thoughts to “Saiba como não queimar seu filme nas redes sociais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *