O marketing pode ter um impacto enorme na sociedade, desde a nossa definição de beleza até qual deve ser a aparência de um cientista ou como um atleta deve ser.
Definimos marketing inclusivo como criação de conteúdo que realmente reflita a diversidade de comunidades atendidas por nossas empresas. Isso significa elevar várias vozes e exemplos, diminuindo o preconceito cultural e gerando mudanças sociais positivas por meio de conteúdo ponderado e respeitoso.
Nossa responsabilidade, como profissionais de marketing, é transmitir as mensagens de nossas marcas de uma maneira que as pessoas de todos os tipos se identifiquem com elas, independentemente de raça, etnia, identidade de gênero, idade, religião, capacidade, orientação sexual ou outros fatores.
Além da diversidade, o marketing realmente inclusivo pode dar visibilidade às histórias e às vozes de pessoas que sempre foram marginalizadas ou pouco representadas, estreitar os laços com os clientes e até influenciar mudanças sociais positivas. Além de tudo isso, destaco aqui outras três contribuições de extrema valia para que você, gestor imobiliário, também tenha um novo olhar a essa questão e apure seu senso estético-social para os benefícios de peças publicitárias que tenham essa proposta:
- Os clientes querem se ver representados.
Os consumidores querem se ver refletidos nas marcas com as quais interagem. De fato, 52% dos consumidores podem vir a trocar de marca se a mensagem da empresa não for personalizada ou não os incluir, de acordo com o State of Marketing Report da Salesforce.
- Alcançar novos públicos.
Se uma marca não tiver uma estratégia multicultural, ela não terá uma estratégia de crescimento, revela o relatório Nielsen. A mesma pesquisa americana revela que uma população de quase 24% de não brancos e quase 51% de mulheres nos Estados Unidos, os profissionais de marketing nesse país perdem oportunidade de mercado por não incluírem essas comunidades em sua publicidade.
- Atrair a força de trabalho da nova geração.
Sem um foco nítido em Igualdade e inclusão, as empresas correm o risco de parecerem fora da realidade, não engajadas, distantes ou até ofensivas. Por outro lado, quando as empresas fazem isso direito, geram lealdade à marca, estreitam os laços com seu público, são procuradas por todas as populações como lugar de trabalho e lideram seus setores.
A força de trabalho do futuro será cada vez mais diversa e terá expectativas cada vez maiores das empresas para as quais trabalham. As empresas que não refletirem essas mudanças perderão o acesso a um grande grupo de talentos e a oportunidade de criarem vínculos sólidos com sua base de clientes diversa de forma autêntica.
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