Já reparou que a toda a hora temos a sensação de que tudo está fora da ordem, de que as coisas estão fora do nosso controle e que vivemos numa muVUCA?
E isso mesmo, seja bem-vindo ao mundo VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo. Bem, o termo tem sido usado há bem pouco tempo, mas ele já surgiu desde os anos 1990 após o contexto Pós-Guerra Fria.
Vamos primeiramente entender um pouco mais a sigla VUCA:
Volátil: as mudanças acontecem tão rapidamente que devemos aprender a trabalhar com o imprevisível. Redirecionar ações e construir novos caminhos são premissas mais importantes do que prever cenários sociais e econômicos. Espere pelo inesperado!
Incerto: o caminho traçado até aqui não necessariamente nos levará para a frente. Aquela ideia de que o que eu faço hoje poderá ser aplicado amanhã, já caiu por terra. Bem-vindo ao mundo da imprevisibilidade!
Complexo: a tecnologia usada para a conectividade e interdependência aumenta ainda mais a complexidade do mundo. Contextos interconectados não permitem mais ações isoladas. São necessárias avaliações de riscos para as tomadas de decisões com foco nessas variantes exponenciais! Se você achava que a tempestade era num copo d´água, prepare-se para um maremoto!
Ambíguo: temos cenários que geram múltiplas interpretações vindas da origem, cultura e modo de vida de cada um. Não existe uma única forma de interpretar contextos complexos. Quanto mais visão obscura, mais ambiguidade.
Se o que se deseja é planejamento, é melhor trocar essa abordagem por capacidade de mudanças de estratégias diante das novas demandas. Lidar com esse novo mundo requer habilidades de comunicação, aprendizagem contínua e adaptabilidade.
Como corretor de imóveis ou gestor imobiliário, como sobreviver e ainda lucrar diante desse novo cenário?
1 – Antecipe-se a oportunidades com visão estratégica.
2 – Tenha mente livre de conceitos pré-concebidos e engessados.
3 – Desenvolva comunicação clara, sem incertezas, a partir de dados reais em plataformas inteligentes.
4 – Aprenda a aprender, tendo em vista a volatilidade e incertezas.
5 – Seja resiliente para se adaptar ao novo e positivo diante dos acontecimentos.
6 – Seja flexível, pois há muitas formas de resolver um mesmo problema.
7 – Aprenda a lidar com as diferenças, desafiando-se a conhecer assuntos atuais.
8 – Seja corajoso, agindo com pensamento estratégico.
Enfim, este é o nosso mundo e o nosso contexto. Mudar de opinião, repensar, reaprender e se adaptar a contextos recentes é uma viagem sem volta! E como dizia a música, já prevendo o futuro: “Nada do que foi será de novo / Do jeito que já foi um dia…”
Faça agora mesmo um teste grátis
por 7 dias no Sistema Univen. Aproveite!
