Marketing emocional: como despertar a emoção do seu cliente no ato da compra

“Criar vínculos….”, aquilo que muito já sabia O Pequeno Príncipe, é objeto de estudo do marketing e do mundo dos negócios. Claro, e que marca não deseja se firmar na mente do cliente e ser eternamente lembrada e bem quista? 

E quando falamos em marketing digital, a disputa é mais que acirrada para chamar a atenção, buscando o olhar do internauta em poucos segundos. Tarefa nada fácil, mas que precisamos persegui-la; porque enfim… tocar a mente e o coração é fundamental!

Pesquisas de benchmarketing são categóricas em afirmar que consumidores que tiveram uma experiência positiva e que atinge o nível emocional, tem uma possibilidade de fidelização de sete vezes maior.

Por isso o marketing emocional busca atingir níveis íntimo de satisfação, agregando valores emocionais que aflore o desejo pelo consumo. Portanto as grandes empresas precisam primeiramente se conhecerem, saberem a fundo o seu papel, quais são suas fortalezas e fragilidades (para uma possível correção).

E há cinco pilares desse tipo de marketing que deve ser desenvolvido com honestidade, propósito e constância, para que o consumidor não encontre abismos entre o que se prega e o que se entrega, entendeu? Vamos a eles?

1 – Empatia

A primeira delas está no DNA da sua empresa. Para que ela existe? Que dor do seu público você quer curar? Significa conhecer suas dores, dúvidas e problemas. Assim o seu produto ou serviço vai ao encontro de atender essa demanda.

Como o seu serviço imobiliário vai atender a falta de tempo do seu cliente, vai facilitar a busca do seu imóvel, vai organizar a documentação e todos os passos da compra do imóvel? Você se coloca na pele do cliente para atingir os seus desejos?

2 – Comunicação direta

Ora..ora, você trabalha com gente, com pessoas na sua relação com imóveis; seja na compra, venda ou locação destes. Relacione-se com elas! Ouça-as, goste de ouvir histórias, de conhecer a dinâmica de uma família. O negócio que você pode oferecer, deve estar no “pente”, no “gatilho”. Por isso ouvir e ter uma comunicação clara, objetiva, só te trará vantagens! Tenha foco na ajuda, cooperação e deixe isso muito claro na comunicação. Pense na contribuição para a transformação do seu mercado.

3 – Storytelling – fisgue de vez os amantes de uma boa história

Boas histórias e com final feliz! Sim, as pessoas amam; parece conversa de teoria literária, mas o ser humano é movido pelos sentimentos maniqueístas (o bem X o mal), um bom enredo (qual foi a sua trajetória) e o seu propósito (por que sua empresa existe). Ah, superações, conquistas, suspenses e um desfecho vitorioso e de glórias! Arranque aplausos com a sua história: real, autêntica e honesta. Pode apostar!

4 – Propósito social

Quando falamos em propósito, trabalhamos com um conceito impalpável: é aquela percepção afetiva da sua marca, que emoções ela gera na mente do seu consumidor, o que ela inspira e por que existe.

5 – Acolhimento

O seu consumidor se sente parte da sua empresa? Ele percebe que não é só mais um número, uma venda ou uma locação? O seu atendimento traz uma identidade de conforto e acolhimento? Ele percebe na tratativa com colaboradores e corretores que a imobiliária visa oferecer um serviço exclusivo e de alta qualidade? Quando lead ou cliente, ele se sente parte?

Com pequenas habilidades atitudinais e constantes você pode criar uma imobiliária memorável, cheia de propósito e com alta reputação. 

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