Corretor de imóveis: como se manter relevante diante do novo comportamento do cliente?

Não vai muito longe no tempo, qualquer interessado que buscava um imóvel dependia inteiramente do corretor de imóveis para lhe apresentar todas as opções. Até porque não havia uma central de dados que fosse acessível ao cliente. O mercado se movimentava diante de duas variantes: o corretor e a placa do imóvel. Toda a informação se centralizava no corretor e o cliente ficava à disposição de bons profissionais e outros nem tanto.

Hoje o consumidor é empoderado, possui informações, zilhões de imóveis a sua escolha; pode comparar preços, verificar o valor médio e estar sempre como protagonista na negociação. Acesso e autonomia: um caminho sem volta, democrático e transparente.

Com poucos cliques o interessado busca imóveis e verifica a infraestrutura de serviços do entorno e informações gerais do imóvel através do site. São tecnologias poderosas que capacitam com total liberdade de local e hora, além de poder de decisão, antes mesmo do cliente chegar até a sua imobiliária.

Enfim, ele pode avaliar e considerar os custos de cada oportunidade. E você, corretor, no meio disso, qual será a sua função?

Certamente, ao usar e disponibilizar essas tecnologias pelo seu site, sistema e aplicativo; cabe a você uma consultoria completa de oportunidades que possam afetar na decisão do cliente. Dinâmica de mercado, áreas emergentes, potencial de lucratividade do imóvel em aquisição e muito mais, só quem é especialista e conhecedor profundo do negócio é capaz de oferecer ao cliente.

Valorize seu conhecimento. Ele é o grande diferencial em toda essa dinâmica de mercado, hoje chamada de 4.0!

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