Como aumentar a venda de imóveis com um bom atendimento

Realizar um bom atendimento pode, além de fazer de você um profissional referência, ajudar na venda de imóveis

 

Este post foi escrito pelo Portal VivaReal para o Blog Union.

Muitos aspectos podem influenciar a venda de imóveis de um corretor. O atendimento hoje em dia é um dos fatores mais avaliados pelos possíveis compradores, assim como a imagem que o profissional passa na hora da negociação. A forma de pesquisar e adquirir um imóvel mudou, consequentemente, o jeito de tratar o cliente se transformou e ganha mais importância a cada dia.

Um bom atendimento envolve muitos fatores além de apenas responder e-mails, atender e fazer ligações e oferecer imóveis. O corretor trabalha dia a dia com o sonho das pessoas: o de encontrar um lar. Um imóvel, normalmente, é o maior investimento que uma pessoa pode fazer na vida. Por isso, não é incomum laços emocionais e afetivos serem criados entre ambas as partes. As pessoas já não buscam apenas informações, mas também algum especialista que possa ajudá-las nesse momento tão delicado e importante.

Algumas dicas podem ajudar o corretor de imóveis para apresentar um bom atendimento e fidelizar o cliente, tendo maiores chances de fechar o negócio ou, em muitos casos, ser indicado para familiares, amigos e conhecidos do prospect.

Escute o cliente

Talvez uma das dicas mais importantes é essa. O cliente está em um momento um pouco confuso, o que faz com que o papel do corretor seja ainda mais forte na vida dele, com a principal função de ajudá-lo a encontrar um imóvel que contemple suas necessidades. Não é necessário que o profissional exponha seu super conhecimento na área de imóveis. Além de ser um tanto desagradável, faz com que ele não preste atenção no cliente.

Algumas questões devem ser perguntadas ao possível comprador, para saber o tipo de imóvel a ser oferecido e também para conhecer o perfil do consumidor que está lidando.

Seja disponível

Com a tecnologia foi possível trazer agilidade para diversos processos, principalmente na comunicação entre as pessoas. Por conta da instantaneidade que foi criada com algumas ferramentas, a paciência do consumidor para esperar por uma resposta foi minada. Algumas pesquisas do mercado afirmam que o tempo de resposta máximo que a maioria das pessoas esperam em um negócio é de 1 dia.

Portanto é indispensável um bom smartphone em mãos e acesso à e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Sempre que atender um cliente em potencial pergunte por qual meio ele deseja ser contatado: e-mail, telefone, app de mensagem ou outro. Vale anotar na documentação de cada um qual foi a resposta.

Reconheça os limites

Número de celular, WhatsApp e perfil em redes sociais podem e até devem ser usados nos negócios. Entretanto, é necessário saber usar, mesmo que exista uma certa informalidade nesses meios de comunicação. Não contate o cliente fora do horário comercial ou do combinado com o mesmo, evite emojis ou gírias, assim como palavras inadequadas. A relação com o cliente deve ser baseada na ética e profissionalismo.

Conheça o produto que está comercializando

O corretor lida com muitos imóveis e clientes e é quase impossível decorar todos os detalhes sobre todos os casos. Entretanto, é possível conhecer o imóvel e seus pontos de vantagem e desvantagem, o que pode ser muito útil.

Se necessário, faça fichas (até mesmo com ferramentas online, como Evernote) sobre cada casa e apartamento de sua carteira. Com isso, você poderá catalogar todas as informações sobre o domicílio, além de detalhes e facilidades encontradas no bairro onde o imóvel se localiza, como pontos de ônibus, comércio, farmácias, hospitais, mercado e escolas. Mostre-se bem informado para passar segurança ao futuro comprador.

Seja organizado

Além de ser uma dica para vendas, a organização pode colaborar com todo o fluxo de trabalho. Com relação ao bom atendimento, essa qualidade é um fator indispensável para fornecer informações solicitadas pelo cliente com eficiência e agilidade. Sem isso, o corretor corre o risco de acabar confundindo valores, prazos, características de clientes e de imóveis.

Invista em fichas para catálogo, aplicativos e ferramentas de notas e agendas. Realizar um bom atendimento pode ser o grande diferencial do profissional do mercado imobiliário. Isso pode levá-lo a ser o grande protagonista da propaganda boca a boca, que ainda funciona muito bem entre as pessoas nesse ramo.
Gostou das nossas dicas? Comente conosco os itens que acha necessário para realizar um bom atendimento na venda de imóveis.

 

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Uma resposta para “Como aumentar a venda de imóveis com um bom atendimento”

  1. São dicas importantes, por mais que possam parecer óbvias em algum momento, pois nunca é demais relembrar aquilo que, por mais comum que possa parecer, na correria do trabalho acabam caindo no esquecimento, involuntariamente, claro !!!

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