Imagine que você está em mais um dia comum de trabalho e tem a missão de apresentar um apartamento para um cliente em potencial. Ao invés de seguir o padrão e falar sobre metragem, número de cômodos e valores, você decide aplicar o storytelling imobiliário e começa contando uma história, como:
“Neste apartamento, já aconteceram aniversários, risadas e momentos que marcaram uma família. Agora, ele está pronto para receber novas histórias, talvez as suas.”
De repente, o cliente não está mais olhando paredes ou janelas, ele começa a se imaginar vivendo ali.
E é assim que se faz um storytelling!
Então, se o que você deseja é saber mais sobre como usar essa estratégia para aumentar suas vendas, continue a leitura deste artigo e confira na íntegra!
O que é um Storytelling Imobiliário e como usá-lo de forma estratégica?
Como você viu na introdução deste artigo, o storytelling imobiliário é a habilidade de contar histórias de forma relevante e envolvente. A palavra vem do inglês: story significa história e telling significa contar.
Mas uma boa história não surge do nada. Para construí-la de maneira estratégica, você precisa alinhar alguns elementos-chave:
- Vocabulário adequado: use palavras que gerem conexão emocional;
- Enredo inteligente e provocativo: desperte interesse e curiosidade;
- Personagens que representem as expectativas do público: o cliente precisa se ver na história;
- Elementos visuais de suporte: fotos, vídeos ou imagens que reforcem a narrativa.
Por que o Storytelling Imobiliário está ligado às suas vendas?
Ao contrário do que muitos pensam, o storytelling imobiliário está diretamente ligado aos resultados de vendas.
Pois, para encantar um cliente, não basta apresentar números ou características do imóvel. É preciso envolvê-lo emocionalmente, fazendo com que ele se imagine vivendo ali, e é exatamente isso que o storytelling consegue fazer.
Confira as melhores práticas para colocar o Storytelling Imobiliário em prática!
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre estratégia e como ela está ligada ao seu negócio, está na hora de conferir as melhores dicas para colocá-la em prática no seu dia a dia.
Conheça seu público e defina uma persona
Antes de criar qualquer história, é essencial entender quem é o seu cliente ideal. Quais são seus desejos, necessidades e expectativas? Quanto mais você souber sobre ele, mais personalizada e envolvente será a narrativa.
Crie uma narrativa envolvente
Transforme as informações técnicas do imóvel em uma história que desperte emoções. Pense em começo, meio e fim, levando o cliente a se imaginar vivendo ali.
Utilize histórias reais
Depoimentos de moradores ou situações que aconteceram no imóvel tornam a narrativa mais autêntica e confiável, criando uma conexão emocional maior com o cliente.
Explore conflitos e soluções
Toda boa história tem um desafio e uma solução. Mostre como o imóvel ou o bairro pode resolver problemas do cliente, como espaço, conforto ou praticidade, tornando a decisão de compra mais clara e desejável.
Como a IA pode te ajudar a criar descrições de imóveis com um storytelling que vende!
Criar descrições envolventes para cada imóvel pode ser desafiador e consumir muito tempo, mas com a IA integrada ao Univen isso se torna rápido e eficiente. Pois, ela transforma detalhes técnicos em histórias cativantes, destacando o que realmente importa para o cliente e fazendo com que ele se imagine vivendo naquele espaço.
Com textos gerados em minutos, você economiza tempo, aumenta o engajamento e potencializa suas vendas. Além disso, todo o processo acontece dentro do próprio Univen, permitindo que seus anúncios de imóveis atinjam outro nível com descrições que vendem e conectam emocionalmente o cliente ao imóvel.
Quer descobrir como a IA do Univen pode transformar suas descrições de imóveis e levar suas vendas a outro patamar? Clique no botão abaixo e saiba mais!
E para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de nos acompanhar na nossa página de blog e se inscrever gratuitamente em nossa newsletter!