9 pontos para avaliar em seu plano de negócios

Já repetimos diversas vezes aqui o sacode que 2020 deu em todos nós e nos nossos negócios.

Ainda que com toda a crise, tivemos no mercado imobiliário pontos positivos, como a redução de juros, facilidades em políticas de recursos para a casa própria. Num momento tão caótico, de retração e pessimismo; algumas iniciativas positivas, significaram avanços consideráveis sim.

Mas o que vale a reflexão antes de pensarmos no plano de negócios: muitos empresários da área sobreviveram bem porque sabiam realmente nadar ou pegaram uma boa onda?

Existe uma grande diferença entre a empresa estar numa boa fase devido em virtude de um mercado em expansão ou políticas públicas de aceleração e realmente ser uma empresa de qualidade. E nos momentos críticos essa ideia vem à tona.

Quando estamos com a economia em expansão e a maré é positiva, acabamos confundimos sucesso instantâneo com empresa ser realmente bem sucedida. Quando atravessamos uma crise, como a qual estamos e as coisas nos parecem correr bem, achamos que somos bons nadadores. Precisamos ter em mente que a qualidade das decisões que tomamos nos bons momentos diz a forma como a nossa empresa vai se aguentar na crise.

E o que queremos é passar pela tempestade da forma mais suave possível. Por isso devemos fazer as coisas certas no momento de expansão e não confundir uma boa onda com boa administração.

Dessa forma, precisamos de clareza no momento de definir nosso plano de negócio. Vamos, portanto aos pontos que você deve refletir ao construir o seu plano anual:

1

Temos uma tendência de contar uma história sobre nossos pontos fracos. Foque nos fatos e interprete-os com racionalidade. Fato importa e não a versão sobre ele.

2

Defina com clareza o resultado, onde queremos chegar. Para todo objetivo, devemos ter uma meta concreta, um número a ser atingido.

3

Avalie os obstáculos que estão no caminho. Encontre os pontos de o impedem de concretizar seu plano e crie ações para vencê-lo.

4

Antecipe as atividades que devem ser feitas. Planeje as ações com a equipe que realmente conhece cada ponto de atuação. Engaje o seu colaborador como um protagonista.

5

Conheça o ambiente de negócio em que está atuando. Devemos nos reinventar para atingir resultados em cenários que mudam constantemente com novas táticas e estratégias. Em quais pontos devemos colocar mais esforços para o atingimento das metas.

6

Avalie a concorrência, como ela tem se posicionado e como isso pode abrir oportunidades novas para nós. 

7

Estude o seu nicho de mercado, as necessidades, as inovações e novas demandas vindas dos cenários macroeconômicos e comportamentais. 

8.

Planeje e aloque recursos: dinheiro, tempo e pessoas. “Como vou organizar recursos com sabedoria?”

9.

Adeque sua proposta de valor: repense o que você entrega para o seu público diante de tantas transformações. Está alinhado com as novas necessidades? Faça os ajustes necessários.

O mercado imobiliário mudou e a Union Softwares se antecipa constantemente, oferecendo ao mercado soluções que vão ao encontro das transformações sociais. 

A gente pode te ajudar nessa jornada do mundo digital tão desafiadora.

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