6 comportamentos dos consumidores que mudaram com as tecnologias

Já tem sido uma série de artigos aqui onde abordamos as mudanças comportamentais dos consumidores neste período de pandemia. A grande sacada é analisar se essas mudanças se sustentarão ou serão, a princípio, uma breve onda.

Estudos altamente respeitáveis, como os da Forbes Technology Council, apresentam tais dados e o potencial de crescimento ao longo do tempo de cada um deles.

Tendo em vista esse estudo e dentro do nosso nicho do mercado imobiliário, destaco seis deles, que me parecem relevantes para que as imobiliárias e corretores avancem e se especializem no acompanhamento desses comportamentos. 

Vamos a eles?

  1. Ênfase ao autoatendimento digital

Estamos vivendo uma era de total autonomia das pessoas e um crescimento vertiginoso das soluções com autoatendimento. Em face do isolamento social, quanto mais cada cidadão tem o poder de solucionar as suas necessidades com ferramentas on-line, muito melhor. No nosso setor, já contamos com soluções como o aplicativo Agiliza da Union, que coloca o usuário final, o cliente da imobiliária, no centro do processo.

  1. Trabalho remoto

Já era muito usado antes da pandemia, até porque há inúmeras ferramentas de gestão de projetos que organiza as tarefas de forma ágil. São as metodologias ágeis que chamamos. E com o novo cenário, as empresas mais visionárias e que já estavam preparadas não sentiram queda na produtividade. Bem pelo contrário, o desempenho melhorou e superou comentários pessimistas, nénon?

  1. Compras on-line e cartão

O que já era tendência se intensificou com a pandemia. Lojas fechadas e o medo da contaminação deram mais espaço para as compras on-line, o que modificou os processos de interação com produtos e marcas. No mercado de imóveis as soluções com vídeos tour trouxeram a sensação de visita real ao imóvel.

  1. Softwares em nuvem

Caminho sem volta, a tecnologia em nuvem acelerou a interação humana com a tecnologia em todas as áreas. No mercado imobiliário, a segurança de contar com os dados e informações na nuvem nem nos faz lembrar de épocas cinzentas de perdas imensuráveis de informações.

  1. Interações por voz

Já era tendência antes da pandemia a inteligência artificial com comando de voz. As soluções com tecnologia de voz faz a experiência do cliente mais rápida e segura.

  1. Novo mindset em relação ao trabalho

No modelo anterior o hábito de ir ao trabalho significava um esforço físico: havia um tempo de deslocamento, o estresse com o trânsito e a violência pelo caminho. O trabalho remoto modificou o que pensávamos sobre o trabalho: parece que chegou como um pausa leve e fresca numa rotina alucinante. Como disse na introdução do e-book digital em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, conseguimos apreciar melhor o café, olhar pela janela e contemplar a paisagem enquanto estamos no computador, sentimos melhor o cheiro de roupa de cama recém-lavada. E trabalhamos e continuamos entregando, mesmo com tantas reviravoltas.

Certamente o mundo mudou e pouca coisa será como antes. E graças a ela, a tecnologia, estamos passando por esse momento, por vezes sombrio, com produtividade e mente sã: estamos trabalhando, consumindo, nossos filhos em aulas on-line (não é como antes? Sim, mas estão seguros e vivenciando outras experiências), já perdemos o medo e preconceito da telemedicina e de tantas outras práticas digitais que nos aproximam e fazem o nosso coração pulsar!

One thought to “6 comportamentos dos consumidores que mudaram com as tecnologias”

  1. Boa tarde!
    Realmente a velocidade do mercado, vem trazendo muitas alterações e percebi que a nossa capa poderia ser um pouco da cara ou perfil do corretor. Ex.: estou no interior e posto no instagram e é por onde meu clientes vem, agora faço postagem também no youtube e indicação.
    E onde quero chegar temos alguns condomínios que chama atenção ou uma foto da região e o público não conhece ou ouviu é onde faz a diferença a capa principal poderia ser da nossa cidade e fazer automática entre outras.
    Não sei se fiz entender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *