5 dicas para envolver colaboradores no processo de marketing

Por Maria Luiza Salvadori de Carvalho Wolk

marketing

Que o marketing é uma atividade pensada, planejada, estratégica e profissional já sabemos. Mas nem por isso pode-se deixar de se arriscar em ter uma atitude marqueteira. Isso todos nós podemos fazer.

“Vestir a camisa” é a expressão que mais cabe a essa postura. A empresa é a empresa, mas sou eu também, é meu colega, é a recepcionista, é o porteiro e todos juntos. Cabe a cada envolvido (pleonasmo proposital!) “envolver-se”. Não é possível ficar pela metade. Não sou meia esposa, meia mãe, meia filha.

Quando digo que todos os colaboradores podem e devem participar do marketing da empresa isso significa CRER em toda a filosofia e benefícios que ela pode trazer ao seu consumidor. A imagem que se estabelece para o cliente está em todas as fases: antes do processo de compra, durante ele e também após. Quem está à frente do relacionamento são os colaboradores e são eles que imprimem as marcas de cortesia, competência, pontualidade e responsabilidade.

Como, então desenvolver posturas que atuem de forma positiva no marketing do seu negócio?

1)    Pela enésima vez as redes sociais são aliadas essenciais. Agora imagine, uma empresa com 50 colaboradores e somente alguns deles curtem a página institucional ou se vinculam às redes sociais? Se a empresa não permite usar as redes durante o expediente, fora dele é obrigação acompanhar, curtir e compartilhar as postagens. Querendo ou não, vale a sua vaga!


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    Aproxime a empresa da área acadêmica. Lá é também o grande celeiro para encontrar novos talentos. Comece com participações modestas em apoio financeiro a semanas de cursos, ciclos de palestras e universidade aberta. Intensifique a participação em palestras com profissionais de áreas específicas que estão em exercício e podem oferecer muito conhecimento aos graduandos.

3)    Interaja nas redes sociais: siga os formadores de opinião e se relacione, replicando e comentando suas postagens.

4)    Indicação também ganha prêmios: novos clientes e novos negócios também devem ser valorizados em forma de premiação. Envolva a equipe na filosofia da empresa, atribuindo mais participação nas soluções dos problemas e expansão dos negócios. Uma equipe integrada ganha força e acredita que pode ir muito além.

5)    Forme e oriente. Capacite seus funcionários sobre os produtos, serviços, diferenciais e benefícios da empresa para o consumidor. Só recomendamos algo que nos convença a respeito da qualidade, política de preços, atendimento e honestidade no trato com o cliente. Com a concorrência global ninguém indica um produto desqualificado, pois pode até comprometer um relacionamento ou imagem.

Assim com políticas claras para consumidores e colaboradores qualquer negócio pode construir uma excelente imagem. Basta ter HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA nos relacionamentos. Não prometa aquilo que não pode e não divulgue mais do que realmente DESEJA. Tudo isso para não ser AVALIADO como NÃO merece!

4 thoughts to “5 dicas para envolver colaboradores no processo de marketing”

    1. Olá, Íris
      Obrigada por entrar em nosso blog e curtir nossas publicações. É um mercado que merece atenção especial, estudo e ferramentas adequadas em virtude de seu crescimento na última década. Amo o que eu faço e gostei muito de sua interação. Aliás Íris também é o nome da minha filha, lindo e mitológico. É a Mensageira de Hera, filha de Hera que vem à Terra em forma de Arco Íris. É a deusa eternamente menina. Lindo, não?! Abraços.

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