3 lições para melhorar a cultura interna da sua imobiliária

Por Maria Luiza Salvadori de Carvalho Wolk

gente felizCoerência: esta é a palavra de ordem! De nada adianta o gestor imobiliário frequentar palestras, investir em gurus para “oxigenar” a cultura da empresa, se internamente a “saúde” organizacional não colabora.

As ações são diárias. Não basta levantar num belo dia de manhã e pensar que “hoje eu quero uma imobiliária mais produtiva, meus corretores criativos, mais agressivos” que os resultados acontecerão num passo de mágica.

O discurso não pode andar no caminho contrário da prática. Se sua imobiliária é retrógrada, não investe no potencial humano, não permite a colaboração participativa de todos, não vai resolver somente uma ação pontual.

Privilegiar a participação coletiva, o entusiasmo e a atribuição de responsabilidades são os passos decisivos para cultuar um clima de cooperação. Isso sim é a gestão moderna e co-participativa tão propagada atualmente.

Como então começar a mudança?

1)    Seja mais lúdico: através de histórias sobre resultados e participação, mostramos de maneira concreta que mudanças aliadas à colaboração são sempre bem-vindas e trazem os melhores resultados. Cultue a positividade. Qualquer pessoa gosta de trabalhar num ambiente bom, com colegas felizes que trabalham focados sim em resultados, mas com espírito de desafio. Seja sempre positivo e entusiasta! Lembre-se que a palavra entusiasmo significa “Deus dentro”. Então, se aquilo que fazemos, contamos com o divino dentro da gente, ninguém nos segura!

2)    Tenha método: como conseguir fazer uma massa folhada leve, fina e que derrete na boca, se você não seguir todo o processo das dobras com a manteiga? Para tudo aquilo que sai perfeito precisamos de MÉTODO. Sem um PROCESSO definido e claro para todos, não podemos chegar a  lugar algum. Seja claro nos objetivos e ofereça as ferramentas certas para vencer! Claro que o telefone é parceiro básico para qualquer corretor, mas nos tempos de internet, contar só com ele é fechar as portas para milhares de oportunidades.

3)    Merecimento: invista nos rituais. Todos nós trabalhamos com muito mais garra com premiações e ELOGIOS SINCEROS. É psicologicamente comprovado! ESTÍMULO-RESPOSTA! Não tem jeito! Premie os melhores. Não precisa ser nada oneroso financeiramente. Melhore a sua mesa, seu computador, um curso, ou qualquer outra coisa que a equipe também tenha aquilo como OBJETO DE DESEJO. Quem se destaca, merece recompensa. Trazer resultados sem ser reconhecido, ninguém merece mesmo!

Pois bem, VENCER é um jogo coletivo. Se todos os envolvidos tiverem o espírito do “ganha-ganha”, a “saúde” da cultura da imobiliária está bem. Cuide então dos primeiros sintomas para livrá-la de qualquer mal.

Saúde para você!

6 thoughts to “3 lições para melhorar a cultura interna da sua imobiliária”

  1. Muito bom! Adorei. Sempre que possível vou estar por aqui lendo suas matérias.
    “Privilegiar a participação coletiva, o entusiasmo e a atribuição de responsabilidades são os passos decisivos para cultuar um clima de cooperação.” É isso ai! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *