Por que escutar bem o cliente pode fazer a diferença nas suas negociações?
Para Carl Rogers, papa da psicologia humanista, escuta ativa é a habilidade de ouvir, compreender o interlocutor deforma sincera, clara e empática. E no mundo corporativo pode influenciar o resultado de uma negociação. Geralmente nos processos de negociação e até em qualquer conversa, as pessoas demonstram predisposição em falar e fazer valer argumentos próprios é o maior objetivo. Forçam a barra em razões particulares, sem se atentar se aquilo é significativo para o outro lado. Buscar a conexão verdadeira é muito mais eficiente, suave e silenciosa para
dissolver muitas discordâncias.
Dessa forma, selecionei aqui 10 estratégias supersimples e eficientes que melhoram a escuta a ativa e potencializam as suas habilidades de fechamento:
1) Contato visual
Conecte-se com o seu interlocutor, olhe em seus olhos. Isso favorece a sensação proximidade e confiança com o outro.
2) Sorrir
Sorrir tornará sua vida mais rica e saudável e, a cada movimento do sorriso, os movimentos faciais libera dopamina e endorfinas que fazem você se sentir mais positivo e receptivo socialmente.
3) Nome
Chamar o outro pelo nome tem um efeito muito poderoso, as pessoas se sentem bem e valorizadas pelo outro. Mostre ao seu cliente o quanto ele é único e que você se importa com ele.
4) Observação
A prática da observação na escuta ativa empodera o negociador a ter um melhor controle do processo de negociação. Detalhes observados podem fazer a diferença na construção do cenário de um acordo.5) Retome o acordo
Significa repetir o que o outro lado está falando, através de perguntas sobre as motivações que estão por trás dos desejos e também sobre o que o outro entendeu da transação.
6) Resumo
Ao sintetizar os acordos de forma clara e fluida, você desenha uma linha de pensamento racional o que faz a negociação se movimentar para novas etapas.7) Perguntas
Atitude que favorece a coleta de informações, estabelece posições e analisa se elas fazem sentido na história que está sendo desenhada.
8) Evite distrações
Com foco bem estratégico, você enfraquece o uso de empecilhos táticos durante a negociação pelo outro lado.
9) Postura aberta
Ser proativo é quesito definito na construção de uma postura no atendimento. Diante de impasses, o corretor pode propor novas soluções e buscar ideias que ajudem na resolução do seu problema.
10) Interesse
Crie um relacionamento estável e próximo. Comprometa-se a entregar valor e demonstre competência para resolver impasses. Deixe claro ao cliente que ele é mais importante do negócio.
Portanto pratique a escuta ativa, observando os sinais ao seu redor, foque na jornada do cliente e não na sua venda. O interesse profundo em ajudar o cliente trará o resultado que você espera: o fechamento.