Sete coisas que seu concorrente adora em você

Exercite um pouco a capacidade que todos nós temos de nos colocar no lugar de outro, se você nunca fez, sugiro que faça isso com certa frequência, é uma chance de tentar enxergar as coisas por um prisma diferente. Usando desse exercício cheguei à conclusão de coisas que o seu concorrente adora em você.

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1)   Pare de estudar

Muitos empresários depois de certo tempo trabalhando em um mesmo mercado simplesmente deixam de lado a necessidade de estudar, de se reciclar, seja pela velha desculpa da falta de tempo ou porque simplesmente negligenciam a necessidade de adquirir mais e melhor conhecimento.  Eu te pergunto: “Você faria uma cirurgia com um médico que parou de estudar quando terminou a universidade?” Imagine quantas técnicas e procedimentos mais modernos existem desde então? No seu caso e na sua carreira é a mesma coisa, a única vantagem da sua falta de reciclagem para os outros é que quem morre é você.

2)   Tenha certezas absolutas sobre o mercado em que atua

 

Se o mundo fosse feito de certezas a evolução humana seria muito menor, dentro da sua empresa é a mesma coisa, quanto maior o número de certezas, menor o número de questionamentos e, portanto trabalha-se em um modo operacional conhecido como “não mexe que está dando certo”, já ouviu isso? Então sugiro partir para o modelo “mexe porque virou rotina”.

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3)      Nunca elogie sua equipe
Gente boa não precisa de elogio, gente boa trabalha direito sempre, elogio é a porta para um pedido de aumento, por que elogiar se eu faria melhor? Se você se identificou com uma dessas afirmações, saiba de uma coisa, os seus concorrentes adoram a forma como você faz a gestão de pessoas. Liderar é extrair o máximo de cada um e nem sempre o máximo é o melhor, como líder sua obrigação é elogiar o esforço do seu colaborador para alcançar o melhor.

 

4)      Utilize sempre as mesmas ferramentas de marketing

Fazer o que todos fazem e sempre da mesma forma é a melhor maneira de realizar um trabalho medíocre. Lembre-se: medíocre é o que não é bom, nem ruim, é o que se situa na média. Fazer como os outros fazem é a melhor maneira de dar ao seu concorrente um “status quo” da sua empresa, monitoramento contínuo e facilitado.

 

5)   Fale mal dele (seu concorrente)

Por dezenas de vezes assisti vendedores e mesmo diretores de empresa falando mal de seus concorrentes em reuniões com pessoal interno e com clientes. Às vezes, ao falar mal, você apenas incita a curiosidade, por vezes o cliente nunca ouviu falar daquele player e toma conhecimento por você; e pior do que isso, ao falar mal de um concorrente, você estabelece na mente de seu receptor uma comparação e saiba que nem sempre será você o vencedor dela.

6)   Remunere mal seus colaboradores

Muitos empresários remuneram mal seus funcionários e dizem que estão fazendo o máximo por eles naquele momento. Escondem o faturamento e estão sempre dizendo que a empresa passa por um período complicado. Saiba que se você acha que eles acreditam nisso você é o único. Vou te dar um exemplo, aquele funcionário da expedição, o que ganha um salário mínimo, sabe exatamente quanto a empresa fatura, ou tem acesso a isso através das notas fiscais, sabe o quanto o vendedor ganhou de comissão e sabe o quanto custou cada um dos componentes do produto, ou pelo menos, grande parte deles. Enfim, remunerar na proporção do que a empresa ganha, criando a cultura do ganha/ganha é a melhor maneira de fazer todos produzirem mais e melhor. Lembre-se: pessoas felizes não falam mal do lugar que trabalham e o seu colaborador é o seu primeiro cliente, você não quer um cliente falando mal da sua empresa com conhecimento de causa, quer?

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7)   Nunca tire férias
Existem empresários que se vangloriam de nunca tirar férias, ou então dizem na roda de amigos cheios de orgulho, “Já faz tantos anos que não tiro férias”. Para a sua concorrência isso é perfeito. Você consegue imaginar alguém capaz de dirigir um carro a 300km/h e no final da viagem contar detalhes da paisagem  magnifica? Se você não tira férias você não vê a paisagem, não percebe oportunidades e fica dirigindo a 300km/h, mas sem rumo. Parece mentira, mas tirar férias é o melhor que você pode fazer pela sua empresa.

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