SEO

SEO 101 – Introdução a Otimização de Sites

O SEO, Search Engine Optimization, em português “Otimização de Sites” é a ciência que estuda o modo como o Google lê os sites e aplica mudanças para facilitar essa leitura.

Introdução

O Google vasculha a internet todos os dias atrás de sites novos e/ou atualizações nos sites que ele já mapeou, para que ele sempre possa mostrar o resultado mais relevante para quem está buscando.

O mecanismo (o Crawler) leva em consideração inúmeros itens para fazer o ranking dos sites que ele mapeou. Como qualidade do código fonte, conteúdo, meta tags, palavras-chave, links que apontam para o site, rede sociais, recursos de mapa e afins.

Com esses itens, o Google consegue mostrar sempre o resultado que tenha mais relevância com o que foi digitado na barra de busca.

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Capítulo 1 – O Ranking dos Sites

Após mapear toda a internet, o Google faz o ranking dos sites e os guarda em seu banco de dados, dessa maneira, quando alguém fizer uma busca ele não precisará pesquisar em toda a internet novamente, ele puxa os resultados da sua memória. E a otimização de sites (SEO), visa aplicar alterações no que facilitem e melhorem o posicionamento nos resultados de pesquisa.

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Vários fatores são levados em conta para fazer o ranking do site, dentre elesimobiliria_em_campinas_Pesquisa Google, os principais são:

  • Estrutura HTML do site;
  • Versão Mobile ou Responsiva;
  • Links internos;
  • Links externos;
  • Meta Tags;
  • Conteúdo;
  • Palavras-chave.

 

 

 

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Os Sites da Union Softwares já possuem a Estrutura HTML, versão mobile ou responsiva e os links internos prontos para receberem o conteúdo. Só com esses pontos bem desenvolvidos existem clientes que ficam bem posicionados, mas em um mercado mais competitivo como São Paulo, por exemplo, é necessário a otimização dos outros pontos-chave do SEO: Links externos, Meta Tags, Conteúdo, Palavras-chave.

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Capítulo 2 – Otimização do Site: As Meta Tags – Título, URL, Descrição e Palavras-chave

É necessário que o conteúdo, as meta tags e as palavras-chave sejam trabalhadas no momento de acrescentar os imóveis no site da imobiliária. É com base nesses pontos que o Google saberá do que se trata o seu site e assim, conseguir fazer ele tenha uma melhor posição no ranking do que ou outros.

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As Meta Tags

Meta Tags são dividas em: Título, URL, Descrição e Palavras-chave.

tags

O Título, a URL e a descrição do site é o que aparece nos resultados de pesquisa do Google. É o primeiro contato do usuário com os sites, por esse motivo elas precisam ser relevantes e claras, para que o usuário e o Google consigam entender.

Já as palavras-chave, são como se fosse um resumo do assunto que o site aborda, por exemplo: a palavra-chave “imobiliária em campinas” traduz para o Google que o site é de uma imobiliária na cidade de campinas.

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tagscode

Máxima: Quanto mais próxima no início da frase estiver a palavra-chave, melhor.

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Como fonte de pesquisa de palavra-chave, utilize a ferramenta de busca de palavras-chave do Google. É uma ferramenta gratuita que, entre outras coisas, fornece novas ideias de palavras e ainda exibe o volume de pesquisas mensais para cada palavra-chave.

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keywordfinder

Importante: a palavra-chave principal do seu site deve estar presente no Título do site, na Descrição, nas palavras-chave, no conteúdo e se possível, até na URL.

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O ideal é que o site seja otimizado para uma ou duas palavras-chave principais e que o conteúdo das páginas contenha palavras do mesmo campo semântico, ou seja, palavras relacionadas com o mesmo assunto. Por exemplo, você pode otimizar o seu site para palavra-chave “Search Engine Optimization” ou “Otimização de Sites” e no conteúdo das páginas você pode usar a sigla “SEO”, que o Google entende que as três palavras são relevantes para o assunto.

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Capítulo 3 – Criando Conteúdo

Atualmente o Google tem dado mais importância para o conteúdo do site e a tendência é só aumentar. O conteúdo tem que ser claro, bem escrito e relevante com as palavras-chave utilizadas no site.

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seoconversioncourde

O conteúdo precisa de:

  • No mínimo 300 palavras;
  • Palavra-chave no título, cabeçalho 2, descrição e em seu conteúdo;
  • Links para outras páginas do mesmo site;
  • Palavra-chave nas Alt Tags das imagens;
  • Repetição da palavra-chave no conteúdo.

 

 

 

 

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Além do conteúdo ser escrito e desenvolvido com técnicas de SEO, a quantidade de páginas que o site possui também interfere no ranking do site. Sites com mais páginas são considerados mais relevantes pelo Google, recebem maior número de visitas e assim, ficam melhor posicionados.

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pradogoncalves


 

piccoloto

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Neste exemplo, podemos ver que o site da Piccoloto possui bem mais mais páginas do que o da Prado Gonçalves. O site da Prado Gonçalves está em primeiro colocado nos resultados, porém com um esforço mínimo em Otimização de Site (SEO), o site da Piccoloto pode ganhar essa posição.

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Capítulo 4 – Os Links Externos

O Google entende que os links externos, ou seja, outros sites que tenham links apontando para o seu site, funcionam como indicações. Se um site indica o outro e vice-versa, significa que os dois são relevantes para o assunto e isso melhora o ranking deles.

Gerar links é muito importante para o posicionamento dos sites. Crie um blog, poste no facebook, instagram, twitter, google plus e sempre coloque links para o seu site. Quanto mais links e mais visitas o seu site tiver, melhor no ranking ele ficará.

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Capítulo 5 – Gerando Mais Visitas

Mesmo depois de fazes todas essas atualizações, ter um site de qualidade, criar conteúdo e trabalhar bem as Meta Tags, pode ser que você ainda não fique tão bem posicionado, pois fatores como idade do domínio, quantidade de páginas do site e claro, a concorrência do mercado pode dificultar a entrada de novos concorrentes.

Felizmente sempre existem alternativas para atrair mais visitas para o seu site. Por exemplo:

  • Google Adwords

Investir em Google AdWords, além aumentar as visitas qualificadas ao seu site, ainda melhora seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

  • Facebook Ads

Investir em Facebook Ads é uma forma de acertar muito bem o público-alvo da sua imobiliária, gerar links externos para o seu site e ainda é muito mais barato do que o Google AdWords.

  • Google Meu Negócio

Criando uma página no Google Meu Negócio, você será encontrado nas pesquisas por localidade. Sempre que alguém procurar, por exemplo, “imobiliária em campinas” o Google vai exibir os resultados do mapa, pois se trata de uma busca em um região especificada pelo usuário, no caso, campinas.

mapsresults

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Notem que nesse caso, as imobiliárias que apareceram nos resultados do mapa não são as mesmas que apareceram nos resultados de pesquisa. Muito provavelmente as que apareceram nos resultados do mapa estão mal posicionadas nos resultados de pesquisa, mas com essa estratégia elas conseguem mais visitas ao site, ligações, etc.

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Considerações Finais

Otimização de sites é um trabalho meticuloso, trabalhoso e que precisa de tempo e esforço para ser executado de maneira correta. Não adianta colocar palavras-chave que você “acha” que são boas, assim como não adianta você querer otimizar o seu site para 300 palavras-chave. É preciso ter FOCO!

Selecione algumas palavras-chave principais, que são muito relevantes para o seu negócio e trabalhe em cima delas. Não adianta querer ser tudo para todos, você tem que ser tudo para o público-alvo certo.

Enfim, utilize as ferramentas para lhe auxiliar, tenha um site bem desenvolvido e tempo para trabalhar na otimização de sites, se possível, contrate um profissional qualificado para a tarefa.

O trabalho é de longo prazo e trará um resultado muito bom para sua imobiliária. Confie!

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2 comentários em “SEO 101 – Introdução a Otimização de Sites

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