Saiba o que te espera no pódio!

 

“Nem sempre o pódio trará toda a satisfação pessoal. Vitória sim, vazio existencial não.”

Brasil com todo o clima dos preparativos para a infraestrutura da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Tudo conspira para que o país acolha e dê um banho de organização, beleza e inovação para a chegada desses eventos que sacodem o mundo e aceleram a caixa registradora de tantos e tantos negócios. Entrar no clima para receber as federações de atletas e muitos turistas é o que movem muitas empresas. Sim, muitos saem ganhando, direta ou indiretamente com a geração de empregos, produtos e serviços.

Mas, na corrida desenfreada para chegar à frente, ser o primeiro a inovar, inventar, criar e  começar e lucrar, cada um de nós faz da sua vida uma eterna olimpíada. As competições avançaram os portões do ramo esportivo e estão, sem dúvida nenhuma, no cotidiano corporativo e acadêmico.

E é por esse motivo mesmo que a cada dia pipocam esportistas e treinadores de sucesso reconhecido como palestrantes em eventos motivacionais. Isso mesmo, igual como triunfam nos esportes, trazem para o mundo dos negócios seus exemplos de superação, planejamento, garra e determinação. São os mais cotados como garotos-propagandas de marcas e outros negócios que sequer são ligados ao mundo esportivo. A ideia é essa: “Adquira este produto, que eu assino embaixo, e seja também um vencedor!”

Preparo técnico, treinamento contínuo e acompanhamento com terapeutas já virou rotina tanto na vida pessoal quanto na profissional. Esses treinamentos não são somente voltados para a capacitação técnica, NÃO! Não se espera nada além do que a excelência, a perfeição, ser o melhor, o primeiro lugar.

É isso, competimos a todo o momento contra tudo, todos e nós mesmos. Competimos contra nossos concorrentes, pares profissionais, contra nossas fraquezas físicas e emocionais, contra o tempo, contra o peso, contra a idade… Bem a lista é grande de quem ou aquilo que se põe a nossa frente. E o pior, pela pressão social, iniciamos nossos rebentos nessa neurose competitiva desde a mais tenra idade, por acreditarmos prepará-los para a sua sobrevivência.

Resta saber, se lá na frente, na solidão do pódio, onde só cabe UM, o vencedor vai valorizar e saborear o processo do jogo e todas as aventuras vividas, porque o resultado pelo mero resultado, nem sempre completa a nossa alma.

Cresça, ganhe, seja o primeiro em muitas vezes, mas, antes de TUDO, SEJA FELIZ!

É só um pouquinho de filosofia. E bem despretensiosa!

4 thoughts to “Saiba o que te espera no pódio!”

  1. Verdade! Nem sempre ser o primeiro implica em estar plenamente feliz da vida. Não podemos perder a essência que está na paz interior, nas conquistas diárias de cada um de nós. Ser feliz é mais importante que ser o primeiro sempre. Se for possível ter as duas coisas ótimo. Porém, nem sempre é… Lidar com as frustrações e recomeçar com garra no dia seguinte é também uma grande vitória.

  2. Concordo plenamente com o que está escrito. É muito importante fazer o melhor, mas ser o melhor não é necessariamente ser o primeiro. Cada um tem as suas limitações, e é preciso enxergá-las e aceitá-las, só assim saberemos viver com mais saúde, é um exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *