O corretor do futuro não pode abrir mão de recursos

O mercado imobiliário vem a cada dia atraindo mais profissionais de outras áreas para o segmento. Com as franquias imobiliárias isso se tornou mais evidente já que todo o know-how imobiliário acaba sendo difundido e empresários de outras áreas sentem-se atraídos por um segmento que nos últimos anos só vive de boas notícias. Isso representa um novo desafio para os corretores e empresários, mercados com profissionais mais qualificados tornam-se mais competitivos e exigentes, e para obter melhores resultados o profissional precisa ir atrás dos melhores recursos.

A legislação brasileira tende a transformar o profissional imobiliário, o corretor de imóveis, em um empresário individual, uma espécie de “Eu Ltda” onde o corretor passa a emitir nota fiscal e recolher o tributo com base em suas comissões e outros serviços. Portanto, se você, corretor de imóveis pode se transformar em um empresário é preciso olhar para sua carreira como tal e para isso noções de administração financeira como fluxo e reserva de caixa, gestão de relacionamento com clientes, diferenciação entre investimento e custos, marketing pessoal e marketing imobiliário passam a fazer parte do currículo desse novo profissional.

Mas como organizar tudo isso? Através de um software. A tecnologia é hoje a ferramenta que mais transformou a gestão nas empresas, os Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), traduzindo, Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais, foram os maiores aliados das grandes e médias empresas na melhoria de seu desempenho nos últimos 20 anos e agora o profissional imobiliário, em uma escala menor, deve ter como aliado um software de gestão profissional.  O Univen é uma ferramenta construída para isso, ele ajuda na integração da imobiliária com o profissional imobiliário, da mesma forma que os Sistemas ERP pelo mundo ajudam a integração de departamentos e fornecedores.

O que estou tentando dizer é que, se você é um profissional imobiliário ou empresário do setor que pretende obter melhores resultados nesse mercado, que vai se tornar mais exigente em seu nível de competição, você não pode abrir mão de recursos que estão disponíveis no computador que está à sua frente. Use os todos recursos do Univen a favor da sua competitividade.

Para o corretor do futuro, software é recurso de gestão e não um simples banco de dados com fotos e descrição de imóvel. Pense nisso e pare de aparafusar as coisas usando um martelo, a ferramenta certa, melhora os resultados, a velocidade e o acabamento.

Twitter Union: @UnionSoftwares

Meu Twitter: @gdcarnicelli

6 thoughts to “O corretor do futuro não pode abrir mão de recursos”

  1. Essa frase resume tudo! Muito boa a matéria!
    “Para o corretor do futuro, software é recurso de gestão e não um simples banco de dados com fotos e descrição de imóvel. Pense nisso!”

  2. Guilherme Carnicelli,
    que bom que voce teve essa iniciativa de nos mostrar da necessidade de novos parâmetros de trabalho. Essa proposta nos remete a condição de que o corretor imobiliário tem que conhecer a fundo o mercado e alimentar de informações precisas o cliente nas suas tomadas de decisão nesse ramo imobiliario. Atenciosamente,

    1. Rodrigo, na minha opinião o mercado imobiliário nos próximos vai sofrer grandes alterações e penso que a relação do corretor com o mercado e em especial com a imobiliária vai mudar muito. Em breve pretendo abordar mais esse assunto trazendo um pouco do conhecimento que tenho do mercado americano e europeu. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *