Mídias Sociais: Infinitas possibilidades para o seu negócio crescer!

Com mudanças de paradigmas do mundo pós-moderno e conectado, o questionamento que se faz presente para as empresas que querem se destacar no próprio segmento é: Como utilizar dos benefícios das novas ferramentas digitais na promoção do seu negócio?

Recente pesquisa do Sebrae aponta que 98% das 5,1 milhões de empresas situadas no país se enquadram na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs). A maioria tem acesso às ferramentas de tecnologia como celulares e computadores. A pesquisa ainda detecta que a interação entre usuário e tecnologia se restringe a pagamento de contas, consulta de preços e compra de materiais. Mesmo altas e incontáveis as potencialidades que as ferramentas de tecnologias oferecem, as empresas ainda a subutilizam por desconhecimento e falta de hábito. Crescer e se firmar no mercado com essas vantagens tem sido um dos maiores desafios do mundo dos negócios.
É alarmante notar que poucas empresas fazem da web um importante canal de promoção e divulgação da própria marca. Apenas 18% possuem sites próprios e 14%, lojas virtuais.  Há estudos que demonstram que ações online tendem a ser mais acessíveis aos pequenos empreendedores e causam um considerável impacto nas estatísticas de crescimento.
Empresas mais antenadas perceberam a assertividade que as redes e suas mídias trazem para os negócios, bem como o potencial das ferramentas digitais para alavancar a divulgação “boca a boca” on-line de suas ações, serviços e produtos. Este processo já é denominado como ‘viralizar’. Para isso, abriram canais de comunicação com seus consumidores, blogs corporativos para público interno e externo, além de espaços em redes sociais.
O futuro é promissor, entretanto aquelas que já se atentaram para as novas mudanças brindamo sucesso de seus empreendimentos. Por isso, o segredo pode estar em dominar o desconhecido e se atrever em ousar em mares mais profundos. Um novo mundo se mostra a cada dia num breve click e o seu negócio não pode ficar fora disso.

Algumas ideias podem ser um bom início;
1. Pesquise e estude iniciativas de sucesso das redes sociais no crescimento de pequenos negócios.
2.  Jovens nascidos na era digital pode ser um importante contato para trocar ideias. Afinal quem convive diariamente com a web 2.0 tem muito a esclarecer sobre esse universo.
3. Escreva um blog, poste vídeos no YouTube e fotos no Flickr, saia twitando e mostrando que sua empresa não está no anonimato no mundo web.
4. Saiba um pouco mais sobre seu concorrente no mundo digital. Se até ele começou, o que você está esperando?
5. Conheça melhor sua equipe. Faça reuniões para que os colaboradores sugiram mudanças, aprimoramentos e inserção na web. Premie as melhores ideias.
6. Reavalie seus objetivos.
7. Elabore com a equipe estratégias próprias para web 2.0 no que se refere ao marketing da sua empresa.
8. Discipline o que quer divulgar, que público quer atingir, que resultado espera.
9. Avalie constantemente as ações na web e seus resultados.

3 thoughts to “Mídias Sociais: Infinitas possibilidades para o seu negócio crescer!”

  1. Realmente impossível acreditar que emrpesas em pleno século 21 ainda não têm um site, home page, portal, etc…pois, a internet divulga desde pequenas empresas até grandes corporações. Sucesso aos que já estão na rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *