DNA do novo consumidor: você conhece para encantá-lo?

Empoderado, bem informado e maduro, como lidar com esse novo consumidor e fidelizá-lo como cliente?

Dizer que “tá mamão, porque eu tenho a lábia, não rola mais”. O cliente hoje não precisa de “lábia”, ele já tem informação quando procura o corretor, já sabe o que quer e também o caminho para conseguir o que quer!

Em sua exigência por um bom atendimento, ele não abre mão de uma incrível experiência. Oferecer agilidade e simplicidade no processo é o caminho. Tudo em sua volta está a um clique e ele não tem tempo nem paciência para atendimento lento e despreparado. O bom corretor preza pelo diálogo, transparência no trato e não força uma intimidade desnecessária.

Agora, para abordar esse novo cliente é necessário saber as suas crenças. Vai então algumas delas:

– Ele é um caleidoscópio: é cidadão, consumidor, funcionário e se sente seu sócio ou patrão; afinal o poder de compra está com ele.

– Quer boas experiências e pode te rechaçar no primeiro deslize.

– É seu cliente, mas não está casado com você. Pode fazer negócios com outros sem crise de consciência e retornar posteriormente.

– Tem as redes sociais a seu favor, podendo te enaltecer ou te queimar. Ele é o consumidor e não tolera mais o mínimo. A oferta de outras empresas é vantajosa também para ele.

– É cidadão do mundo e não se prende a recalques de origem, classe social, sobrenome de família. Não se acanha com a máxima: “Você sabe com quem está falando?”

– Antenado e conectado, conhece seus direitos e sabe argumentar plenamente sobre seus pontos de vista.

– Preza a boa comunicação da empresa, desde que esteja alinhada com a entrega do que oferece.

– Requer feedback rápido. Em tempos de conectividade, todos os canais de comunicação são bem-vindos.

Conclusão de tudo isso? Cresça, rapaz, aprimore-se, essa é a deixa! Quanto mais a clientela exige, mais nos reinventamos e melhoramos para entendê-lo a atendê-lo melhor!

Vamos nessa?

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