demetrius

Dicas de como tirar boas fotos de imóveis!

blog

As câmeras fotográficas evoluíram muito desde a histórica “Dark Box” produzida pelo francês Nicéphore em 1826, bem como as técnicas de captura de imagem , porém, infelizmente, em pleno século XXI, muitos ainda ignoram este fato, desprezando completamente a importância de uma boa fotografia, ora por descuido, ora por ignorância.

Quando o meio de comunicação é exclusivamente visual, obviamente, uma imagem ilustrativa com uma boa qualidade é essencial para que a mensagem seja transmitida de forma íntegra. Isso vale para qualquer segmento comercial, especialmente para o setor imobiliário.

Imóveis representam sonhos para uns e investimentos para outros.  Sendo assim uma descrição completa e mecânica não é o suficiente. O que desperta o desejo no consumidor, é expor o produto (imóvel) de forma deslumbrante.

Nem sempre é preciso ser um profissional altamente qualificado pra retratar de forma sedutora o ambiente desejado. Quando não tiver em mãos uma câmera (mesmo que amadora), pode-se improvisar com o próprio telefone celular (Mínimo 2.0mpxl).

Vamos a algumas dicas básicas:

01- Iluminação:

Sempre que possível utilize a iluminação natural do local (janelas) e evite fotografar ambientes que possuam paredes coloridas sem uma luz artificial branca, pois as cores podem se alterar na fotografia. [foto02]

Quando necessário utilize as luzes disponíveis no local (lâmpada, abajur, luminárias…) [foto03]

ilumininacao

02- Organização e limpeza:

lolllo

 

Piscina suja, roupas penduradas no varal, objetos pessoais espalhados, grama alta,[foto04] dentre outras gafes são imperdoáveis em uma fotografia que almeje algum resultado
positivo. Acredite, perder alguns minutos arrumando os ambientes pode significar muitas horas ganhas na venda ágil dos mesmos.

03- Escolha o espaço ideal para fotografar:

Procure pontos relevantes à venda da casa como fachada, garagens, quartos, cozinha, banheiros. Evite fotografar ambientes degradados.escolha


04- Enquadramento de imagem.

É muito importante enquadrar a imagem da maneira correta, para que a mesma não fique disforme ou em ângulo inadequado. Trace 4 linhas imaginárias na imagem e procure não cortá-la da composição, centralizando-a.  Para garantir uma foto nítida, segure a câmera com as duas mãos.

fotografia

05- Conheça seu equipamento:

“A melhor ferramenta é aquela que você domina”.  Este velho ditado está coberto de razão, portanto para obter uma imagem de qualidade, explore ao máximo os recursos do equipamento que você utiliza. Passe algum tempo conhecendo os recursos de sua ferramenta, para dominá-la e ganhar agilidade na hora de manuseá-la.

Lembre-se, para ser bom em tudo o que faz, busque sempre ser o melhor, faça cursos, aprimore suas técnicas, esteja sempre a frente de seus concorrentes.

41 comentários em “Dicas de como tirar boas fotos de imóveis!

  1. “Não fotografe ambientes degradados”????!!! Leia-se: esconda do cliente os defeitos do imóvel, engane-o. Que tipo de dica é essa? Acho que as fotos devem refletir a realidade do imóvel, com toda honestidade. Onde é que ficou a ética?

    1. Olá,
      Espero que as dicas tenham te ajudado de algum modo, neste caso o truque não é “esconder os defeitos do cliente”, mas sim promover aquilo que desperta o desejo no mesmo.
      Pelo fato da postagem enfatizar dicas para fotografia imobiliária, esse ponto é de extrema importância.
      Acompanhe nosso blog para obter mais dicas interessantes.
      Obrigado.

  2. Gostei muita da ideia é um dos primeiros blogs que realmente foi produtivo, espero que continuem mandando matérias tão relevantes quanto essas.
    Obrigado!

  3. Gostei bastante das dicas, entendi que devemos fotografar os pontos positivos da casa , os negativos explicamos pessoalmente para o cliente, obrigado

  4. Saber nunca é demais e a vida é um eterno aprendizado. Adorei as dicas,muito uteis a todos. Parabéns!Helena Ferreira Corretora de Imóveis – Piúma -ES

  5. Boas as dicas, eu complementaria a dificuldade de bater as fotos em ambientes pequenos, onde não consegue-se um enquadramento. Outra dica é que quando você bate uma foto do chão para o alto amplia o objeto e vice-versa. Valeu!

  6. Valeu, as dicas, na correria do dia a dia, achamos que tudo está em perfeita ordem e na verdade quanto mais informações mais diferença faremos em nossos negocios imobiliarios.
    Por gentileza me inclua na sua listagem, A D O R E I.

    1. Obrigada, Sandra pela interação em nosso blog. Isso é primordial para crescermos e participarmos pela melhor profissionalização do mercado imobiliário. Coloquei uma menção nas nossas mídias. Curta você também. Um grande abraço. Maria Luiza.

    1. Olá, Alcides

      Fico feliz que nosso blog esteja trazendo + informações e crescimento profissional. Estou fazendo uma menção nas nossas mídias. Fique à vontade para curtir e compartilhar. Abraços e sucesso!

  7. Faço minhas as palavras do Rui, da Vera, do Vitor e muitos outros que tiraram proveito dessas informações sempre tive muitas dificuldades em tirar fotos, por isso essas dicas me ajudarão muito daqui pra frente, principalmente agora trabalhando no ramo imobiliário. Muito Obrigada.

    1. Olá, Regina

      Muito obrigada pela interação no blog. Continue curtindo as nossas publicações e quando puder conheça e teste gratuitamente nossos sistemas! Nosso objetivo é mesmo trazer mais benefícios para o mercado imobiliário!

  8. Parabens, essa materia so vem agregar conhecimento mais amplo para nos, muito obrigado e suce$$o, sao materias assim que nos ajudam a melhorar profissionalmente a cada dia, abs

    1. Olá, Vilma

      Agradeço sua interação no blog. Juntos refletindo e estudando conseguimos a cada dia profissionalizar e melhorar o mercado imobiliário e trazer ainda mais credibilidade para a imagem do corretor de imóveis. É a nossa principal missão. Felicidades e sucesso. Maria Luiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *