Dicas para Corretor de Imóveis: saiba como precificar imóveis

Para quem pensa que avaliação imobiliária segue um critério subjetivo e abstrato demais, vai se surpreender e revisar seus conceitos aqui no Blog Union.

Precificar um imóvel, que é um bem de outrem, requer experiência e competência técnica.

Primeiramente, parte-se da exigência do proprietário. O que ele quer com a avaliação do imóvel? Colocá-lo a venda ou locação? Tem urgência na negociação? Como está o mercado imobiliário no momento? Ah, o objetivo ainda é outro? Quer apenas ter uma noção do patrimônio? Para cada vertente o olhar do avaliador técnico seguirá um critério.

Como o corretor de imóveis “venderá” para o cliente esse tipo de assessoria de avaliação técnica?

1)    Valorize sua experiência

Um corretor de imóveis devidamente credenciado está apto a oferecer a consultoria completa e fidedigna ao cliente assistido. Ampare o seu cliente para que ele se sinta protegido e respaldado. Assim ele se certificará que seu trabalho vale a comissão.

2)    Clareza comercial

Deixe claro o valor dos seus serviços. Obviamente quando o imóvel é posto à venda numa imobiliária, a avaliação do imóvel já está incorporada. Agora se o objetivo é puramente a avaliação, informe ao interessado se haverá honorários a serem acertados.

3)    Mais segurança com os conselhos da área

O Creci assegura aos seus associados uma tabela como parâmetro nas rotinas de trabalho. Comissões por venda, locação e avaliações. Esteja sempre engajado com o seu conselho, ele é quem norteia a sua prática profissional.

4)    Avaliação verbal ou escrita: Como proceder?

Ao visitar um imóvel o corretor já conhece os critérios avaliativos a geralmente já sugere o valor do imóvel ao proprietário verbalmente. Uma avaliação mais específica fica por conta do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica no qual o corretor imobiliário detalha de forma precisa os critérios de avaliação.

5)    Autoridade do avaliador

O parecer técnico avaliativo de um imóvel só pode ser feito por um corretor com título de avaliador imobiliário concedido pelo Cofeci. Um trabalho necessário e fundamental para imóveis que sofrem disputas judiciais onde as partes discordam do valor sugerido ou mesmo em casos de imóveis que ficam alienados a bancos e não há coerência entre as partes sobre a avaliação.

Resguardar e valorizar o patrimônio, esta é a função de um corretor de imóveis e avaliadores técnicos. Ter o real conhecimento do mercado é importantíssimo para realizar as melhores avaliações e precificar corretamente o imóvel. Dê a oportunidade ao proprietário de conhecer o valor de mercado do seu bem e saber se o imóvel está subestimando ou superestimando, além dos riscos disso para a negociação.

Pois bem, cabe a cada corretor, além das tecnologias a seu dispor, valorizar o seu fazer. Importância e consistência em seus serviços estão mais que provados. Profissionalismo e ética só promovem os melhores talentos da área.

 

Leitores do nosso blog podem Testar Gratuitamente o nosso Sistema, Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *