E aí, corretor, como vai a concorrência?


Começou agora no mercado imobiliário e quer ganhar a vida negociando imóveis? Tem boas ideias e grande disposição? Ótimo, é o primeiro passo. Enfrente o novo caminho e não fraqueje na primeira e assustadora adversidade: alta competição. Sim, você precisa conhecer a sua concorrência e saber como driblá-la para se posicionar com estratégia no mercado em que atua.

Agradeça à concorrência, pois ele traz um ponto muito positivo ao mercado, é ela quem estipula a livre competição de melhoria de produtos e serviços. Dessa forma, todo o investimento em inovação e aprimoramento dos serviços revertem em benefícios ao cliente, o alvo do consumo. É “saindo da caixinha” que se busca a solução para muitos problemas, o setor se desenvolve e melhora a sua prestação de serviços.

E por mais estudos, dicas, consultorias e novas capacitações que surjam, a chave para se destacar na multidão é a diferenciação. Sim, fazer diferente e melhor te distingue no mercado.

Há empresas que enfrentam gigantes multinacionais e ainda assim ganham seu espaço com bom atendimento e o segredo é se firmar nos seus pontos fortes, os pontos fortes dos seus concorrentes e, sobretudo as fragilidades. Além disso analise as oportunidades e ameaças com a presença da concorrência. Conhecendo o perfil do concorrente, você consegue ter excelência em um quesito que ele peca.

De início faça um estudo preliminar destes quesitos:

– Atendimento ao público

– Qualidade da prestação de serviços

– Reputação

– História da empresa no mercado

– Presença online

– Vantagens e comodidade

O que fazer ao montar o primeiro escritório para a sua consultoria imobiliária?

– Escolha um local estratégico onde o seu público possa ter acesso antes de contatar a concorrência.

– Tenha um corretor ou imobiliária de inspiração e veja o que ele faz para ganhar o mercado.

– Observe o feedback de clientes que já fizeram negócio com seus concorrentes e analise as boas e más práticas.

– Use um software de gestão que tenha um questionário de satisfação do cliente ou faça manual esse questionário. O importante é analisar esse termômetro.

– Reverta a concorrência a seu favor com planos que favoreçam o trabalho em parcerias.

– Atenção aos detalhes, às vezes o que se esconde por trás de um mau faturamento está camuflado em pequenos detalhes.

– Seja ético: não adote práticas agressivas de marketing de guerra. Não desvalorize sua margem de lucro, tampouco seus imóveis. Isso compromete a continuidade dos seus negócios.

Enfim, a concorrência está aí para fortalecer o mercado. E isso só acontece com a comunhão da diversidade. Sinta-se estimulado com ela e não ameaçado. Seja leal e acredite em você mesmo!

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