Como a sua imobiliária se posiciona no mercado?

A sua imobiliária não precisa ser a melhor para vender mais. Basta resolver o problema do cliente.

Só para ilustrar: o ferro de passar roupa da sua casa quebrou e você procurou a primeira loja de conserto de eletrodomésticos que lhe veio à mente. Isso, a primeira de sua confiança. Contou o que precisava e o atendente disse que no momento estava sem as peças necessárias para o conserto.

Na segunda loja que você se lembrou, lhe disseram que o responsável pelo serviço estava fora e retornaria no fim do dia.

Precisando do ferro consertado, pediu indicação na sua rede social e citaram um nome desconhecido. Ligou sem botar muita fé no atendimento.

Rapidamente foi surpreendido com o motoboy chegando na sua casa para buscar o ferro e levar até a loja, pois segundo a história que você relatou ao profissional, o conserto era simples e ficaria pronto antes do almoço.

Pois bem, não era a loja número 1 na sua lembrança, nem a segunda. Aliás você nem a conhecia. Mesmo não sendo a maior loja, nem a mais famosa na sua região, eles prestaram um atendimento impecável. Esse foi o posicionamento dessa loja, mesmo que eles pouco conheçam sobre marketing. Eles não querem competir com os maiores e nem proclamam ser os melhores, somente fizeram o que você precisava, o conserto rápido do ferro de passar roupa da sua casa. A loja foi imbatível, conquistou o cliente e, certamente, conseguirá novos, a partir das boas indicações.

É disso o que você precisa, pensar no posicionamento da sua imobiliária no mercado e na mente do seu cliente.

Brigar com os gigantes é inviável e não são só eles que detém o mercado. Se a Pepsi ficasse somente perdendo seu tempo em causar sombra para a Coca-Cola, ela não abarcaria o mercado que possui. Assumiu ser a segunda opção e ainda saiu por cima com a campanha inspirada na frase dos garçons “Pode ser Pepsi?”.

Criatividade e feeling para descobrir qual é o seu melhor quesito. Onde você pode surpreender e ganhar vantagem competitiva: é na rapidez de respostas, é em uma grande carteira de imóveis, é em atendimento exclusivo? São inúmeros os benefícios que você pode oferecer ao seu cliente e o “seu lugar ao sol” no mercado e na linguagem de marketing chama-se POSICIONAMENTO!

Para Kotler (2006), “o posicionamento é ação de projetar o produto e imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público. O resultado do posicionamento é a criação bem-sucedida de uma proposta de valor focada no cliente, ou seja, um motivo convincente pelo qual o mercado deve consumir determinado produto”.

Mais do que pensar no seu produto ou serviços, você deve pensar em o que é feito com a mente do seu cliente potencial.

Cada marca tem o seu posicionamento na mente do consumidor: Omo, o sabão que lava mais branco; Bombril, a palha de aço número mais vendida; pasta de dente Sensodine, a que diminui a sensibilidade dos dentes; a BMW, o carro com alto desempenho de motor; enfim, desbancar o número 1 não é estratégico, e nem necessário. Pense na sua posição. Como a sua imobiliária quer ser lembrada pelo mercado.

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