Apresentações em público: 40 dicas e arrase

Apresentações em público: quantas vezes, você, corretor de imóveis, foi solicitado a fazer isto?

Com certeza várias vezes. Apresentar lançamentos para investidores, multiplicar experiências entre seus pares, divulgar resultados para grupos, entre outros. Isso sem citar as apresentações gerais da faculdade, da pós, dos grupos de estudo… Enfim, só de ouvir a palavra “falar em público” muitos ficam com as mãos suadas, nó na garganta e dor de barriga. Quem nunca?

Na verdade, somos pouco treinados para nos posicionar diante dessas situações. Mas chega uma hora em que isso é inevitável. Saber o que fazer traz segurança e isso gera confiança e menos estresse na preparação de apresentações e em sua condução.

É isto o que vamos explorar hoje. Dicas práticas de como preparar ótima apresentações em público, para que você saiba o que fazer e foque esforços nas estratégias mais importantes. Vamos lá?

      01. Perca o medo – é o seu primeiro passo. Encare.

02. Conheça a sua plateia – é para ela que você vai falar.

03. Domine o assunto – seja um expert. Estude. Conhecer bem o assunto traz segurança.

04. Fale com entusiasmo – você é o porta voz do assunto e sabe o quanto ele é importante.

05. Esteja preparado – conteúdo, contato com o público e recursos em ordem. Cheque tudo.

06. Deixe uma mensagem final – sele sua apresentação com uma frase emocional. Ela marca.

07. Use seu tom natural da fala – nem rápido demais, nem lento demais. Alterne os tons.

08. Não use um mesmo timbre de voz. Isso torna a apresentação monótona. Alterne o volume.

09. Prepare-se – defina o tempo de apresentação.

10. Visão geral do programa – demonstre de início o que os ouvintes conhecerão.

11. Torne o tema importante – dê relevância a ele para tornar a apresentação motivadora.

12. Envolva os ouvintes – interaja, crie oportunidades para descontração e perguntas.

13. Identifique-se – deixe claro no slide de apresentação seu nome completo e mini-currículo.

14. Vocabulário adequado – utilize linguagem simples, fuja dos jargões profissionais.

15. Estrangeirismos –use com moderação.

16. Controle emocional – Defina os termos da sua fala. Não se diminua.

17. Evite repetir informações – em palestras o “menos é mais”. Prime pela objetividade.

18. Não recorra à cola – uma leve espiada em anotações é tolerável. Ler, jamais!

19. Controle emocional II – não chame a atenção ao fato de estar nervoso.

20. Assuma o seu tema – não deixe escapar que o seu assunto é chato ou entediante.

21. Cuidado com as piadas – use-as com moderação. Evite causar desconforto.

22. Linguagem corporal – caminhe naturalmente pelo espaço. Não pareça uma fera enjaulada.

23. Domine o espaço – esteja familiarizado com o local. Tenha postura ereta.

24. Postura corporal: ombros abertos e não coloque as mãos no bolso.

25. Atenção ao seu rosto – não direcione seu olhar a uma pessoa somente, percorra o ambiente.

26. Olho no olho – isso transparece segurança e credibilidade.

27. Foco no contato visual – atitude que garante a decisão de negócios.

28. Olho no olho – não olhe para o chão, tampouco de cima.

29. Coerência entre a sua expressão e o assunto – expressão séria para assuntos sérios.

30. Cuidado com o material – uso de slides: evite o som entre as transições.

31. Slides – objetividade e estética: uma única imagem e uma frase. Não carregue com textos.

32. Slides II – não leia os slides. Seu ouvinte sabe ler. Discorra sobre ele.

33. Slide III – foco no conteúdo. Não se desvie do tema para fazer aquela “viagem”. Objetividade.

34. Posicionamento – não dê as costas para o auditório. Não cubra com o corpo os slides.

35. Microfone – teste o aparelho antes de começar. Não dê tapinhas nele, o que irrita o ouvinte.

36. Microfone II – poste bem sua voz. Clareza, bom volume e articulação das palavras.

37. Desfecho – encerre a apresentação com uma mensagem consistente.

38. Abertura para o público – jamais mencione: “Isso já falei”, “Esperava que estivesse claro”, etc.

39. Perguntas do público – repita o questionamento do público. Você entende melhor e a plateia  se identifica.

40. Língua portuguesa – evite tropeços no idioma. Ame sua língua materna.

 

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