20 tendências de futuro que vão impactar o comportamento do seu consumidor

Como a Union Softwares é uma empresa que atua em tendências e futuro da tecnologia do mercado imobiliário, é inevitável conhecer cenários das megatendências mundiais e comportamentais que mapeiam e identificam transformações que ocorrerão no mundo e no hábito de usufruir de imóveis.

Assim nossos clientes-parceiros terão subsídios para promover uma gestão de inovação competitiva e sustentável através da melhoria consistente do negócio para crescer, prosperar e se manter.

Dessa forma olhamos para o futuro e reconhecemos o poder da revolução 4.0 com tecnologias e conexões para alterar a vida cotidiana em poucos anos. Como o futuro pode impactar a realidade como conhecemos?

Apresento aqui 20 megatendências de futuro já discutidas em fóruns pelo mundo todo:

  1. Democracia digital: conexão, mídias sociais e a sociedade no mundo digital fortalecem o cidadão para avaliar cada vez mais políticos e governos.
  1. Guerra pela água: recurso natural mais relevante do futuro do planeta, temos a real convicção que quem controlar a água, controlará o mundo.
  1. Geoeconomia: a China substituirá os EUA como maior economia do mundo e o poder da classe média absorverá boa parte da população global.
  1. Vigilância: monitoramento e vigilância será realidade globalizada. Anonimato e privacidade estão com os dias contados.
  1. Combustíveis fósseis: a prioridade é a busca de energias alternativas e renováveis, reuso, reciclagem e transformação de 100% do lixo em energia.
  1. Tecnologia no agronegócio: máquinas e sistemas inteligentes trazem mais eficácia e menos desperdício.
  1. Mudança populacional: aumento da expectativa de vida, mudança na pirâmide demográfica e movimentos que geram mobilidade no mundo.
  1. Megalópoles: em 2050, 75% da população terá vida urbana o que acarretará desafios à gestão pública e qualidade de vida dos indivíduos.
  1. Cidades inteligentes: a conexão cada mais presente ajudará na qualidade de vida das pessoas em relação à segurança, entretenimento, mobilidade e energia.
  1. Favelização: sem capacidade de absorver os movimentos urbanos, os bairros periféricos crescem e se tornam autossuficientes.
  1. Internet das cosias: máquinas conectadas, pessoas conectadas à máquina e pessoas conectadas às pessoas será a nova ordem mundial!
  1. Nanotecnologia: ênfase à miniaturização com a nanotech, o que promoverá ao cidadão tecnologias mais simples de usar.
  1. Inteligência artificial: é crescente o uso de máquinas capazes de aprender e se relacionar de forma humana. Assistentes e robôs virtuais já estão em todas as áreas.
  1. Medicina regenerativa: prevenção do envelhecimento, busca da imortalidade e eterna beleza é tendência.
  1. Vida solitária: sociedade conectada e nômades urbanos formam uma nova sociedade onde tudo se conecta, mas o homem está sozinho.
  1. Polarização de renda: resultado da globalização e tecnologia, a polarização social e econômica tende a se intensificar.
  1. Novo conceito de trabalho: seguindo a lógica dos nômades digitais, o trabalho poderá ser feito em qualquer lugar, hora, sem regras ou sistemas fechados. Vale o combinado.
  1. Busca da felicidade: mundo conectado e estressado nos leva a valorizar as pequenas coisas, momentos e experiências. A sociedade de consumo será substituída por uma ideia de sociedade feliz e saudável.
  1. Turismo espacial: a busca pelo desconhecido e a existência em outros planetas, leva os excêntricos a considerarem o espaço como novo destino de férias.
  1. Individualidade e grupos: mesmo que isolados em sua bolha conectada, as pessoas procuram o seu grupo, a sua aldeia de identificação. Isso traz sanidade mental e sobrevivência à espécie!

Essas são algumas das tendências de futuro e inovação. E muito mais vem pela frente: bioterrorismo, impressão de órgãos em 3D, holografias, edição de genes, ciborgues e etc.

Mas, o que vale a pena é pensar nas oportunidades de negócios que, pelo menos, uma dessas tendências pode trazer.

Como vai se comportar o homem e o mercado imobiliário com tanta mobilidade e nômades digitais? Como você pode protagonizar o seu futuro agora?

Leitores do Blog Union podem Testar Gratuitamente o nosso sistema. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *