10 comportamentos nocivos que destroem sua carreira

Maus hábitos podem sim arruinar a sua carreira e impedi-lo de alcançar o topo profissional que você deseja.

Além de ter e demonstrar competência técnica na sua área, são as habilidades pessoais que sempre estão listadas como as grandes vilãs na hora da demissão. Enfim, contrata-se pelo perfil técnico, mas demite-se pelo relacionamento interpessoal.
Segue então 10 comportamentos elencados pelos mais reconhecidos nomes da área de RH que podem prejudicar seu desempenho e reputação no seu emprego.

1) Péssima apresentação pessoal
A sua apresentação pessoal e a forma como se vestir dizem muito sobre quem é você. Vestir-se de acordo com a sua área de atuação traz autoridade e credibilidade. Se você tem alguma dúvida, acesse este artigo e saiba mais.

2) Pessimismo
Uma pessoa pessimista contamina as demais. Reclamar e estar mal-humorado, além de não ser atitude de alguém de fácil convivência, destroem a sua imagem. Claro que todos nós temos dias e dias… Mas ser o eterno “ó dia… ó vida” não dá!

3) Não valorizar a interação com colegas
O que mais se propaga no meio corporativo são expressões como grupo, equipe e o mais badalado da atualidade “team”. Seja alguém de referência para seu grupo, uma “peça” da equipe em quem os colegas possam confiar. Seja solidário e comprometido com o sucesso coletivo.

4) Tudo para amanhã
Cumprir prazos é atribuição de todo profissional e em uma equipe, onde um depende do outro, dificultar e prejudicar o trabalho coletivo é ponto a menos para você.

5) Alguém que “não veste a camisa”
Durante muito tempo foi a expressão mais corrente. Hoje esse profissional é aquele que “não se adapta à cultura corporativa”. Manter-se à margem da filosofia da empresa, não se comprometendo com ela, também é ponto negativo.

6) Desculpas no lugar das soluções
Sempre justificar os fracassos dos resultados e erros no processo não é uma boa postura esperada. Discutir sobre as melhores práticas é importante e comprometer-se com o sucesso das ações fazem de você um profissional valorizado.

7) Abandona combinados
Sua credibilidade está atrelada ao cumprimento de suas tarefas e acordos. Se houve uma reunião ou acordos de realização de uma ação, honre sua palavra. Assumir responsabilidades é requisito básico para quem busca ascensão na empresa.

8) Atrasos
Que valor tem o seu trabalho para você? Se você não cumpre horários estabelecidos onde todos devem cumprir, isso causa uma imagem de desrespeito e descompromisso com o trabalho. Programe-se!

9) Não responder e-mails
Sabe quando alguém te cobra pelo e-mail que você deveria ler? Se você diz que não teve tempo, que não o analisou, que não entregou ou que não respondeu; isso demonstra desorganização. Administre bem seu tempo. Reserve uma parte do seu dia para responder os e-mails.

10) Ter descontrole emocional
Nada pior do que trabalhar com alguém descontrolado e sem educação. A cortesia, gentileza e cordialidade devem estar tatuados em nossa fala, rosto e gestos. Ser educado te levará adiante, certamente.

Enfim, perfeitos não somos, todos temos dias de ímpeto, desapontamentos, cansaços e dissabores. Muito bem, isso é um dia, não todos os dias. Comprometer-se com o sucesso da empresa em que trabalhamos não significa ser “carneirinho”. Podemos sim “brigar”. De que forma? Argumentar com consistência, respeito e brandura. Devemos ser objetivos em nossos apontamentos e mostrar a contribuição de nossas opiniões. Voltar atrás caso haja discordância de nossos superiores e grupo, que analisam de repente a situação global, é sabedoria.
Bom trabalho!

Leitores do Blog Union podem Testar Gratuitamente o nosso Sistema. Aproveite!

Quero Testar Grátis

2 comentários em “10 comportamentos nocivos que destroem sua carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *